Memória & Poder

Edição deste sábado (2/11) abre a programação do programa dedicada ao mês da Consciência Negra.

Renato Barros Tv ALMG

Foto: ALMG

São 70 anos de idade e mais de 40 dedicados à valorização da saúde pública. Renato Barros, militante do movimento sanitarista brasileiro, um dos fundadores do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde do Estado de Minas Gerais (Sind-Saúde) e um cidadão atuante nas Constituintes Federal (1988) e Mineira (1989), é o entrevistado do Memória & Poder, que estreia neste sábado (2/11/19), às 20 horas, na TV Assembleia.

Renato enveredou pela saúde pública após cumprir o serviço militar. Foi vacinador na campanha da varíola no final dos anos 1960 e logo chegou à função de avaliador de endemias – um cargo de coordenação. Atribuição que passou a exercer não apenas no serviço, mas, principalmente, junto aos colegas da categoria, que o escolheram naturalmente como líder. “Cheguei a ser demitido pelo Estado por participar do movimento. Isso revoltou os companheiros, que, nos seis meses que fiquei sem salário, me ajudaram com cestas básicas e pagando as minhas contas. Fizeram isso porque eu nunca me afastei da luta. Isso me fortaleceu. Eles criaram ali uma liderança”, ressalta.

Nos anos 1980, ainda durante a ditadura militar, ajudou a fundar a primeira associação dos servidores da saúde no Estado, a Assosp. A primeira greve veio em 1983. O resultado foi a uniformização da jornada de todos os servidores do Estado. “A cada momento que tentavam reprimir a entidade, mais forte ela se tornava. A cada greve, a cada avanço, mais filiados conseguíamos”, conta.

Um dos momentos mais importante foi a participação na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986. Desse encontro, saíram as diretrizes da área de saúde para a Constituinte de 1988. “Naquele encontro, nós tivemos uma visão social. Ficou decidido que tipo de Estado queríamos. Que a saúde era direito de todos e dever do Estado. A geração de hoje tem essa responsabilidade: defender a Constituição Brasileira”, diz.

Todos os programas estão disponíveis na página da TV Assembleia.

Mês da Consciência Negra – A entrevista com Renato Barros abre a programação do Memória & Poder dedicada ao mês da Consciência Negra. Todas as exibições de novembro serão com personalidades que tem afinidade com a luta do movimento negro. Além da estreia de Renato Barros, no dia 2/11; serão reapresentados os programas com a pedagoga e ex-ministra da Igualdade Racial, Nilma Gomes (09/11); com a escritora Conceição Evaristo (16/11); e com o religioso Dom José Maria Pires, o Dom Zumbi (23/11). No último sábado do mês (30/11), outra estreia. Desta vez com a mãe de santo Glória de Oxum.

Reapresentações – O programa será reprisado neste domingo (3), às 15h30; na segunda-feira (4), à meia-noite; e na terça-feira (5), às 21 horas.

Fonte: ALMG