Marcha das Margaridas

Nos dias 13 e 14 de agosto, as mulheres do campo, das florestas e das águas junto com as mulheres urbanas marcharão em Brasília

Marcha Margaridas 2019

O lema dessa sexta edição da marcha é “Margaridas na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência”. Em 2015 foram mais de 70 mil mulheres marchando em Brasília. A expectativa para este ano é que 100 mil mulheres irão encher as ruas da capital do país.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) integra a organização que levará a caravana mineira. Para a coordenadora de Mulheres, Gênero e Raça do Sindicato, Dehonara de Almeida, a Marcha é um momento importante “para as mulheres enfrentarem os ataques que vem sofrendo por parte desse governo e de lutarmos por nossos direitos e pelo enfrentamento a violência contra a Mulher, de defesa do SUS e contra a reforma da previdência.”

O ônibus organizado pelo Sind-Saúde sairá de Belo Horizonte rumo à Brasília no dia 12 e retornará no dia 15 de agosto. Os interessados em participar deverão procurar o Sindicato até o dia 09/08. Ligue para 3207-4800 e saiba mais informações.

A Marcha
Desde o ano 2000, a cada quatro anos, camponesas de todos os estados marcham inspiradas pela história de Margarida Maria Alves, liderança assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais. Desde o seu surgimento, a Marcha vem se construindo como a maior e mais efetiva ação de luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.