Mais direitos às mulheres

Abismo na jornada de trabalho e salário entre homens e mulheres expõe atualidade da luta por igualdade de direitos

8-de-março

No Dia Internacional da Mulher (08/03) a luta ainda perpassa por igualdade de direitos entre homens e mulheres. Essa data, marcada por lutas e mobilizações que trouxeram direitos fundamentais às mulheres ao redor do mundo, mostra que o mundo do trabalho ainda mantem desigualdades nítidas entre os gêneros.

Se antes a luta era para ter direito ao voto e poder trabalhar fora, hoje as diferenças na jornada de trabalho e no salário apontam que há muito o que se conquistar para emancipação plena da mulher. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita entre os anos de 2004 e 2014 com 150 mil famílias, a dupla jornada feminina aumentou uma hora. Elas trabalham cinco horas a mais do que os homens. Além do acúmulo das tarefas domésticas, a mulher também continua ganhando 24% menos, mesmo desempenhando as mesmas funções que os homens.

A desigualdade nas relações de trabalho de homens e mulheres destaca-se também na origem da desvalorização de algumas profissões que historicamente tem maioria feminina. É o que acontece nas carreiras ligadas à saúde. As mulheres, portanto, veem na redução da jornada de trabalho a conquista de dois direitos: o primeiro, que segue a determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS), levadas em conta as especificidades do trabalho com a vida; e o segundo ligado busca pela igualdade de tratamento entre homens e mulheres.

A luta pela valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde está associada a diversas bandeiras sociais. Assim é na defesa da saúde pública de qualidade e assim é também na luta pela emancipação da mulher.

O Sind-Saúde/MG aproveita o Dia Internacional da Mulher para cumprimentar todas as mulheres e reafirmar seu compromisso pelas pautas que buscam um país mais igualitário e com menos exploração do trabalho.

Parábens Mulheres. Parabéns Sind-Saúde!

Elas são presença maciça na saúde, por isso o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, amanhã, se reveste de significados para o Sind-Saúde. Porque cada conquista assegurada pelo Sindicato irá beneficiar diretamente muitas mulheres. Mais felicidade para essas mulheres, por sua vez, significa mais qualidade de vida para famílias inteiras. Então, que 08 de março seja lembrado pelos que lutam por fazer a vida das mulheres da saúde um pouco mais leve.