Macro Norte: transferências em pauta

Diretores do Sind-Saúde se reúnem com diretoria do Cisrun, que garante início do processo de transferência de condutores socorristas do Samu

IMG-20160218-WA0006

Na última terça-feira, 16/02, O Sind-Saúde Regional Montes Claros participou de reunião com a diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgências do Norte de Minas (Cisrun), Kelly Cristina de Moura Lacerda, sobre as condições de trabalho de trabalhadores e trabalhadoras do Samu.

A transferência de servidores, especialmente de condutores das ambulâncias, foi debatida com a diretora que garantiu aos diretores do Sindicato que estava dando início ao protocolo de transferências. O deslocamento diário dos motoristas que trabalham fora do município de domicílio contribuiu para uma tragédia no final do ano. No dia 31 de janeiro, o socorrista do Samu de Mato Verde, Lucivanderson Freitas Cardoso, faleceu em um acidente de moto quando voltava para casa depois do plantão.

O Sind-Saúde cobrou da direção do Cisrun a criação de um plano de prioridades para que os servidores sejam transferidos para os municípios de domicílio uma vez que somente a Macrorregional Norte possui 36 bases de Samu. “Esses critérios devem levar em conta especialmente os condutores, o tempo de serviço e a idade deles e o fato de terem filhos. Assim, o trabalhador terá seu translado resguardado e ficará mais perto da família”, explica a diretora do Sind-Saúde Regional Montes Claros, Carmem Lúcia Ventura.

Correção do Big Card – Durante a reunião com a secretária-executiva do Cisrun, o Sindicato cobrou a correção do valor do vale alimentação, atualmente de R$ 200, para R$ 330. A diretora sinalizou com atendimento da reivindicação, contudo, diz precisar aguardar a confirmação até o início de abril quando chegará o repasse de recursos do Governo.

Plano de Saúde – Servidoras e servidores do Samu da Macrorregião Norte tiveram seus planos de saúde privados cancelados em janeiro e reivindicam assistência médica. A diretora-executiva sugeriu ao Sind-Saúde que o assunto seja discutido em reunião com o Ministério Público do Trabalho (MPT) no mês de março. Ela propõe incluir os servidores do Samu na cobertura do Ipsemg.

Conquista assegurada – Uma das nossas conquistas dos trabalhadores e trabalhadores do Samu nesse mês de fevereiro, conforme acordo coletivo de trabalho (ACT) foi a correção do valor da insalubridade de R$ 157,60 para R$ 176,00.