Inspeção no Galba

Visita demonstra precariedade do HGV

Na tarde da última sexta-feira, 18, a diretoria do Sind-Saúde/MG realizou uma visita no Hospital Galba Veloso com a Engenheira do Trabalho Marta Freitas. O intuito da visita foi conhecer as condições de trabalho da unidade para encaminhamento de um laudo técnico a promotoria do Estado para que as providências sejam tomadas para melhorar a segurança. Funcionários do hospital acompanharam a visita, quando relataram as principais necessidades da unidade.

Durante a inspeção todas as alas foram visitadas e foi possível perceber a precariedade do hospital. A falta de segurança é uma delas tanto para o trabalho dos servidores quanto para os próprios pacientes. A unidade não possui câmeras de segurança, o que era extremamente necessário.

Outro ponto bastante precário é a infraestrutura: a maioria das janelas não possuem grades, facilitando a fuga dos pacientes; janelas muito baixas e algumas com vidros quebrados; banheiros sem condições de serem utilizados, chuveiros com fios desencapados; local de descanso dos servidores da noite muito apertados, sem ventilação; exposição de objetos de risco e fácil acesso aos pacientes.

Na próxima sexta-feira, 25, às 7h30, os engenheiros de segurança do trabalho se reúnem com os funcionários do hospital para que eles relatem as principais necessidades. Além disso, serão ouvidos depoimentos de funcionários que foram agredidos por pacientes.

Após conclusão, o laudo será encaminhado para a Promotoria Pública, Conselho Estadual de Saúde e Mesa de Negociações SUS.

O Sind-Saúde continuará cobrando e exigindo que intervenções imediatas aconteçam para resolver os graves problemas do Hospital Galba Veloso.

Chuveiro

Chuveiro com fios desencapados, colocando em risco

Janelas

Janelas sem uma grade de proteção e muito baixas