Funed na luta!

Mais uma vez, trabalhadores da Funed denunciam falta de transparência da gestão

09 - Assembleia Funed

Reunidos em assembleia na tarde desta terça, 09, os trabalhadores da Funed decidiram que vão continuar pressionando a diretoria para que ela se responsabilize pelos rumos da entidade e pela gestão transparente. Para o Sind-Saúde, é preciso reforçar sempre que o compromisso da Funed é com a saúde pública: na assistência farmacêutica, na pesquisa e na vigilância sanitária.

A assembleia começou com o Sindicato fazendo os esclarecimentos que a gestão deixou de prestar publicamente, sobre os rumores de que a Fundação iria passar por uma verdadeira reengenharia. Os trabalhadores queriam saber se o governo estaria mesmo abrindo a Funed às Parcerias Público-Privadas (PPPs),  se o IOM iria para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Pesquisa para a UFMG.

Em reunião realizada na segunda, 08, com o Sind-Saúde, a gestão disse que tudo não passava de boatos, mas admitiu que vai realizar um seminário para discutir novos modelos de gestão em 14 de dezembro garantindo que o mesmo será aberto aos trabalhadores.

A comunicação meia-boca da gestão ainda não conseguiu explicar para os trabalhadores porque eles foram convidados, via intranet, a dar sugestões para uma remodelagem do organograma da Funed. Pelo menos cinco trabalhadores enviaram sugestões e apenas uma servidora obteve retorno da gestão que insistiu com o Sindicato que todas as diretorias foram consultadas e participaram da elaboração do novo cronograma. Isso é o que eles chamam de gestão participativa?

Conforme informação dada pela diretoria ao Sindicato, as alterações no organograma já estariam gerando economia de R$ 70 mil mensais à Funed. Os trabalhadores lembraram que essa redução no custeio deve obrigatoriamente ser direcionada às Giefs por isso vão continuar em alerta.

Como denunciado várias vezes pelos trabalhadores, a falta de transparência dos atos da diretoria leva à desconfiança e à insegurança sobre os verdadeiros propósitos da gestão. Por isso, no dia 30 de novembro, haverá nova reunião. O objetivo é que a gestão esclareça a real destinação das cinco unidades da Diretoria Industrial (DI). De novo, são as informações desencontradas que preocupam os trabalhadores.

Agora a gestão diz que a produção de soro vai parar para adequação sendo que nos últimos três anos era tido como certo que o setor iria para a Unidade 5, em construção há pelo menos oito anos. Nada se fala também sobre a inativação da Unidade 1, destruída para ser reformada há alguns anos. Os trabalhadores querem tirar tudo a limpo para trabalharem em paz.

Os servidores sabem que a área industrial da Funed é vital para ela continuar existindo. Porque como um dos grandes laboratórios centrais do país, a produção da indústria está inserida no Sistema Único de Saúde (SUS). Se esta finalidade da Fundação deixar de existir, ela estará pronta para ser entregue ao mercado. Por esse e outros motivos, a maioria dos presentes na Assembleia decidiu pela participação da Assembleia Geral com Paralisação que os trabalhadores da saúde  realizam na próxima sexta-feira, 11, às 10h na Praça da Estação .

Venha e participe. Juntos somos mais fortes!

09 - Foto 2 Assemb Funed