Funed: gestão mantém postura intransigente e greve continua

Gestão da Funed mantém uma postura que não prioriza o diálogo com as(os) trabalhadores(as). Greve já chega ao 18º dia.

 12 05 01

Na manhã de hoje, 12/05, a comissão de greve se reuniu com o presidente da Funed, Renato Fraga Valentim, para cobrar da gestão uma postura e um caminho de negociação.

Porém, de acordo com os representantes da comissão, o presidente não apresentou nada de concreto que pudesse sinalizar o fim da greve. Apenas se comprometeu a encaminhar um estudo sobre o impacto das 35 horas na Fundação e apresentar à Seplag. Também informou que hoje iria se reunir com o novo secretário de saúde, Sávio Souza Cruz, e debater a greve.

O presidente afirmou que só vai defender a redução, se o impacto for menor que R$ 3 milhões, que corresponde à metade do valor necessário para implementação das 30 horas, de acordo com estudo já realizado.

Como se não bastasse a postura de uma gestão muito distante dos anseios dos(as) grevistas, o presidente ainda ameaçou terceirizar o trabalho realizado no setor de virologia. Para propor esse tipo de ação, parece não ser necessários estudos e dados sobre impactos financeiros

O Sind-Saúde e todos(as) os(as) trabalhadores(as) da Funed que estão em greve têm consciência que a saída para essa greve depende de uma postura favorável da gestão. Uma agenda de reunião com o movimento grevista não passa de obrigação da presidência, sobretudo em um governo que tem como lema “ouvir para governar”.

Os(as) grevistas esperam que a gestão da Funed assuma o impacto dessa paralisação para a sociedade e se comprometa a defender direitos dos(as) trabalhadores(as) por mais qualidade da saúde pública.

Amanhã a mobilização continua! Assembleia às 10h e haverá um almoço em comemoração ao Dia das Mães. Dia de luta e homenagem a todas trabalhadoras que precisam se desdobrar com essa exaustiva carga de 40 horas.


12 05 02