Funed apresenta projeto arquitetônico de nova creche

Como reivindicação do Sind-Saúde, Funed e Fhemig apresentam projeto inicial para parceria de nova creche.

06 - reunião creche funed.jpg

Uma reunião nesta quinta-feira (06/10) marcou o primeiro passo desta proposta que estava entre os pontos da pauta de reivindicação dos trabalhadores da saúde. A proposta foi elaborada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) e mostrou a planta da futura creche que atenderá oas trabalhadores da Fundação e do Hospital Galba Veloso (HGV).

A previsão é de atender 120 crianças de 0 a 6 anos. Hoje a creche funciona no HGV e atende 75 crianças – 50 da Fhemig e 25 da Funed. O presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães disse que espera ver a creche pronta em dezembro de 2012. As obras, segundo o cronograma, serão iniciadas em maio do ano que vem.

Com mais de mil metros a mais que a creche atual, o terreno onde foi proposta a construção da nova creche será cedido pelas duas Fundações. Segundo a apresentação do projeto, a execução da obra será planejada para que o funcionamento da creche não seja interrompido.

O presidente da Funed assegurou que neste projeto a Funed precisa atender toda a demanda dos pais trabalhadores. Segundo o projeto, as vagas oferecidas foram pensadas de acordo com os dados coletados dentro da Fundação sobre a necessidade atual.

Durante a exposição foi questionado a falta de lavanderia ou local para lavar as roupas de camas das crianças. O projeto em geral foi elogiado pelos presentes, que mostraram muita expectativa para realização da nova creche.

A diretora do Sind-Saúde/MG, Lúcia Barcellos ponderou sobre os problemas que hoje as creches da Fhemig enfrentam, como a ameaça de demissões de professores. Lúcia afirmou que as creches não são um projeto de governo, mas sim um projeto de Estado. Segundo ela, as creches devem ser vista como uma luta das trabalhadoras e dos trabalhadores.