Extensão da Ajuda de Custo em pauta

Prazo até 12 de março para fechar negociação coloca toda categoria da saúde em alerta e mobilização

editada

Está aberta negociação com o governo a extensão da proposta de ajuda de custo por dia trabalhado para todos os servidores estaduais da saúde. A confirmação do pleito do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) foi dada em reunião com o secretário de saúde Nalton Sebastião Moreira da Cruz e o assessor de assuntos sindicais da Seplag Carlos Calazans nesta terça-feira(27). Segundo as informações do governo, o acerto para colocar em pauta a proposta de ajuda de custo para todo o Sistema Estadual de Saúde foi feito no dia anterior (veja abaixo documento entregue ao Sindicato). O prazo para finalizar o acordo é curto e o Sind-Saúde conclama toda a categoria a ficar em alerta e unificada para garantir esse justo benefício. Além da Fhemig, Hemominas e dos cargos de AUGAS estão em discussão a ajuda de custo para todos os servidores da SES/MG, Funed e ESP. Já o acordo que prevê o aumento do vale-alimentação para a Unimontes foi assinado.

Durante a reunião, foi acordado que para cumprir o prazo do dia 12 de março, um novo encontro entre a diretoria do Sind-Saúde representantes do governo será realizada no dia 2 de março (sexta) na Cidade Administrativa. Neste dia, serão discutidas as propostas de valores e regulamentação para a criação dessa ajuda de custo. O Sind-Saúde reivindica ao governo, além da extensão a todos o funcionalismo da saúde, o aumento do valor do reajuste. A proposta inicial apresentada pelo governo é de R%53,00, pago por dia trabalhado. Outro valor pleiteado pela categoria é de R$105,00 e encaminhado pelo secretário de Saúde. No dia 12, o acordo já deve estar formalizado.

Comunicado ajuda de custo1

Acima, comunicado do governo que informa inclusão da pauta para todos nas negociações

O Sindicato também sinaliza com cautela para a criação de metas, propostas pelo governo. Segundo os representantes do governo na reunião, as metas serão por instituição, ou seja, coletivas. Até o dia 2 de março, cada órgão e vinculadas à saúde deverão analisar a construção de metas ou reafirmar as que já estiverem. Os(as) trabalhadores também devem fazer movimentos para que estas metas sejam discutidas ampla e democraticamente.

Essa pauta será discutida com a categoria em Assembleia Geral dos servidores da saúde convocada para o dia 01 de março (quinta) às 10 horas no pátio da ALMG. O Sind-Saúde/MG reforça a necessidade de mobilização e unidade da categoria.

cartaz site