Espaço de diálogo em Vespasiano

Saúde municipal abre Mesa de Negociação do SUS

mesa sus

Em sua segunda reunião, a Mesa de Negociação Permanente do SUS em Vespasiano começa a sair do papel. Ainda faltam a publicação do prefeito instituindo a esfera de debate, a definição dos membros que irão compor a Mesa e o cadastramento no Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES). Estas pendencias deverão ser tratadas na próxima reunião da Mesa agendada para acontecer nesta segunda-feira (28), mas mesmo sem o decreto a Mesa já está atuando e encaminhando as demandas dos trabalhadores.

Como primeiro ponto de debate sobre as relações de trabalho, os participantes da reunião discutiram sobre a forma desrespeitosa que as chefias procedem ao demitir funcionários contratados por telefone. Para impedir o assédio moral e o constrangimento que acontece nesta e em outras situações, foi observada a necessidade de discussão sobre o processo de trabalho com o setor de Recursos Humanos (RH) da Saúde.

A primeira reunião aconteceu no dia 14 de julho. A implementação da Mesa SUS na cidade é uma luta antiga do Sind-Saúde Núcleo Vespasiano. Para a diretora do Sind-Saúde/MG, Lionete Pires é necessário que o RH e os trabalhadores valorizem este espaço de discussão e resolução de conflitos. “A valorização da força de trabalho diminuirá os adoecimentos o absenteísmo e consequentemente o ambiente de trabalho será ético, humanizado e salutar”, aponta Lionete.

falas mesa