Escuta Sávio Souza Cruz

Trabalhadores(as) da SES decidem participar de prestação e contas do secretário e cobrar reunião com a categoria

28 assimebleia ses auditorio

A prestação de contas do Secretário Estadual de Saúde, Sávio Souza Cruz, marcada para sexta-feira (1º/7) será acompanhada pelos(as) trabalhadores(as) da Secretária Estadual de Saúde (SES/MG). O objetivo é pressionar o secretário a atender a categoria. Desde que tomou posse Sávio Souza Cruz não se reuniu com os(as) representantes dos(as) servidores(as) da SES que tem uma pauta de reivindicações já encaminhada com a antiga gestão. A audiência pública que o secretário estará presente acontece no auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais às 09 horas.

A decisão foi tomada pelos(as) trabalhadores(as) da SES durante assembleia na Cidade Administrativa na manha desta terça-feira (28). A pressão pela reunião pretende dar sequencia as demandas que, apesar do acordo assinado, estão sem respostas. A reposição dos dias parados é uma das pautas que devem ser discutida. O Sind-Saúde/MG reivindica o abono dos dias parados sem reposição. O Sindicato orienta ainda que os(as) servidores(as) aguardem a definição conjunta dessa regra e não negocie isoladamente com as chefias locais.

28 assimebleia ses Renato Andre

Outra preocupação apontada pelos(as) servidores(as) é o andamento das discussões do plano de carreira. Segundo o acordo com o governo a data para apresentação das revisões no plano acontecerá em setembro. A falta de debate da gestão angustia a categoria. Os(as) servidores(as) planejam realizar uma discussão semanal e sistêmica sobre o plano de carreira para tornar público e transparente as propostas que estão sendo levadas em conta. A organização das regionais e reuniões por videoconferências foram consideradas para avançar no processo de discussão.

O debate sobre a revisão do plano de carreira deverá ser feita conjuntamente com todos(as) servidores(as) da saúde. Os(as) trabalhadores(as) da SES propuseram a realização de uma assembleia geral convocando toda categoria para aprovar o plano de carreira sob o olhar do funcionalismo.

A redução da jornada de trabalho sem prejuízo dos salários se mantém em debate. O Sindicato alertou que a luta pelas 30 horas não acabou. Apesar de significar um caminho para a vitória, a proposta apresentada pelo governo ainda não é a bandeira da categoria.

28 assimebleia ses Bia

Representação sindical

Os diretores do Sind-Saúde informaram sobre a representação sindical na SES, que acontece tanto através da direção estadual quanto pelos delegados sindicais. A eleição dos(as) delegados(as) sindicais vem ocorrendo em diversas regionais e no nível central para ampliar e melhorar o contato com o dia a dia da categoria.

EscutaSávio audiencia ALMG