Em assembleia, trabalhadores do João XXIII denunciam más condições de trabalho do Hospital

Trabalhadores do Hospital João XXIII se reuniram em assembleia nesta sexta-feira (24) para debater sobre a campanha salarial 2012 e as condições de trabalho do Hospital, participar de palestra sobre saúde do trabalhador e escolher delegada sindical. Os servidores relataram vários problemas do dia-a-dia do trabalho na unidade, de equipamentos quebrados a intenso assédio moral por parte das chefias.

Confira abaixo alguns problemas apontados pelos servidores:

– A Avaliação de Desempenho do final do ano passado deu nota baixa para muitos profissionais, constando que não fizeram os trabalhos corretamente. Porém, vários que receberam baixa pontuação nunca receberam advertência e nunca tiveram a atenção chamada. Ou seja, algumas chefias parecem estar fazendo as avaliações indiscriminadamente, sem avaliar de fato e sem comunicar os servidores.

– Vários servidores relataram que sofrem assédio moral por parte das chefias, que desrespeitam direitos trabalhistas, humilham os trabalhadores, ameaçam mudá-los de setor e até cortam gratificações. O Sindicato orienta para que os servidores que se sentirem assediados que denunciem junto à presidência da Fhemig e, se não resolver, junto ao Sind-Saúde.

– As chefias não estão respeitando a resolução da Seplag Nº 10, que determina que os estudantes em dia de prova tem de ter o dia abonado.

– O mesmo elevador é usado para transportar alimentos, roupas sujas, pacientes e até cadáveres. Além disso, constantemente os elevadores estão com defeitos.

– Outros problemas: falta de água constante, falta de roupas limpas, falta de comida para quem chega um pouquinho atrasado e falta de materiais como cadeira de rodas, cadeira de banho e macas.

Informes
Na abertura da assembleia, o diretor do Sind-Saúde Renato Barros repassou aos servidores a atual situação das negociações com o governo e reforçou a importância da mobilização dos trabalhadores para alcançar mais conquistas em 2012.

“No ano passado, o governo enrolou e acabou empurrando para 2012 boa parte das reivindicações. Dentre os pontos de pauta, destacamos a reformulação da estrutura de carreira e a universalização da redução da jornada”, disse Renato.

O diretor lembrou que a aprovação da Emenda Constitucional 29, que obriga os municípios e estados a investirem um mínimo em saúde, significa necessariamente mais recursos para a área e então o Sind-Saúde e os trabalhadores cobrarão para que os recursos sejam de fato aplicados na melhoria das condições de trabalho e na melhoria salarial.

Os servidores também foram informados sobre as mudanças implementadas no Ipsemg, sobre o debate da mudança no Estatuto do Funcionário Público e sobre os concursos da Funed, Fhemig e Hemominas, que devem sair ainda no primeiro semestre.

Saúde do Trabalhador
A engenheira de segurança do trabalho e higienista ocupacional Marta de Freitas falou para os trabalhadores do João XXIII, dentre outros assuntos, sobre o alto número de adoecimento e de acidentes de trabalho envolvendo servidores da saúde. Segundo ela, os gestores e a população se preocupam com o atendimento à sociedade mas esquecem que por trás existem trabalhadores que também precisam receber atenção e precisam de cuidados com a saúde.

Delegados sindicais
No final, a servidora Maria Inês Gonçalves, que trabalha no UECR, foi eleita delegada sindical, e agora é responsável por reforçar o elo dos trabalhadores do Hospital João XXIII com o Sindicato.

0000assembleia joao 24 de fev 2012.jpg