Em assembleia, servidores da FHEMIG debatem reivindicações e traçam estratégias de luta

Profissionais da saúde de diversas unidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) se reuniram em assembleia nesta quinta-feira (05-05) para discutir as principais reivindicações dos trabalhadores da Fundação e traçar estratégias para cobrá-las do governo. Dentre as principais exigências levantadas pelos participantes, destaque para a redução da jornada de trabalho para 30 horas, adequação dos plantões, incorporação das gratificações ao salário base, avanço na carreira e negociação com os contratados. Foram formadas comissões de trabalhadores para participar das negociações com o governo.

Ressaltou-se enfaticamente a necessidade da mobilização de todos para que o governo estadual se sinta pressionado e enfim valorize os trabalhadores. Muitas vezes, os servidores que estão chegando à FHEMIG ficam com medo de retaliações e não participam de assembleias e paralisações. Vale ressaltar que mesmo que estejam em período probatório, os novos concursados a partir do momento em que tomam posse já são efetivos, de modo que têm todo o direito de manifestar, reivindicar e até paralisar. E só com pressão é que o governo irá ceder. Trabalhadores mais antigos presentes à assembleia reforçaram que foi na rua que conquistaram a redução da jornada de trabalho para 30 horas.

10 de maio vem aí

Também foi repassado na assembleia que o Sind-Saúde já tem importantes mobilizações previstas. No dia 10 de maio, o Sindicato se reunirá com representantes da Seplag para debater as pautas dos servidores da saúde do Estado e, com relação à FHEMIG, anseia receber resposta positiva com relação às 30 horas. Obviamente que essa redução não pode, de acordo com a lei, significar redução no salário. No encontro também será cobrada uma resolução mais justa com relação às demissões dos contratados, que já estão em curso.

No mesmo dia, às 14 horas, os servidores de todos os órgãos da base do Sind-Saúde (FHEMIG, SES, HEMOMINAS, FUNED, UNIMONTES, UEMG e SES) estão convocados para uma assembleia geral a ser realizada no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No encontro, também será repassado o que avançou e o que não avançou na reunião com o governo.

Confira abaixo algumas fotos da assembleia dos trabalhadores da FHEMIG desta quinta-feira (05.05):

assembleia fhemig 05-05_1.JPG

assembleia fhemig 05-05_2.JPG