É amanhã: enfermagem nas ruas

Protestos em BH e em todo país pela valorização da profissão

17deMaio chamada site

Nesta terça-feira (17/05) profissionais da enfermagem estarão nas ruas de Belo Horizonte em protesto para pedir valorização da profissão. A data faz parte da semana nacional da enfermagem e será organizado em todo país o Dia Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem. Em BH, uma passeata de jalecos brancos deverá sair da Praça da Estação rumo à Assembleia Legislativa (ALMG) onde ocorrerá audiência pública na Comissão de Trabalho, da Previdência e da Assistência Social. A concentração dos trabalhadores está marcada para às 09 horas na Praça da Estação.

A segunda maior categoria profissional do país luta coloca em xeque a excessiva jornada de trabalho e os baixos salários praticados. A desvalorização da profissão transformou a semana da enfermagem em datas de lutas que unificaram as diferentes entidades ligadas à enfermagem. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) preconizam a jornada de trabalho máxima de 30 horas semanais na área da saúde devido ao acumulo de estresse e pressão no atendimento às vidas. Minas Gerais é o único Estado da região sudeste que não colocou em prática a jornada de 30 horas.

Além disso, Minas também fica atrás na definição de um piso salarial para os trabalhadores da área. A falta de regulamentação faz com que 21,8% dos profissionais tenham condições de subsalário abaixo de R$1.000. Esse dado faz parte da pesquisa que aponta o perfil da enfermagem divulgada no ano passado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O resultado deste estudo apontou uma realidade ainda mais precária para a carreira da enfermagem em Minas Gerais. Segundo os dados, 74,8% da equipe de enfermagem do Estado declara desgaste no exercício da função, sendo esse o maior índice no Sudeste e bem acima da média nacional, que foi de 64,2%, Os resultados da pesquisa, que abrangem tanto setor público, quanto privado, filantrópico e de ensino, mostram que em Minas Gerais 54,7% da equipe de enfermagem se encontra no setor público.

Neste ano, a marcha que sairá às ruas nesta terça tem seis reivindicações fundamentais: regulamentação da jornada de trabalho para 30 horas semanais; instituição do piso salarial profissional; implementação do dimensionamento de pessoal nos locais de trabalho; formação e capacitação permanente; locais de trabalho em condições adequadas para assistência segura; garantia de local adequado para descanso. Organizam o ato 11 entidades, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores de Minas Gerais (Sind-Saúde/MG), que compõem o Fórum Mineiro da Enfermagem.