Documento de reivindicação do CHPB

Trabalhadores da FHEMIG em Barbacena reivindicam melhorias para o patrimônio da unidade

Hospital Regional

A diretoria do Sind-Saúde/MG recebeu um documento assinado por 440 trabalhadores da FHEMIG/ Centro Hospitalar psiquiátrico de Barbacena (CHPB) contendo uma série de reinvindicações para a unidade, ultrapassando o corporativismo e implantando o conceito cidadão.

Trata-se dos reflexos da reforma psiquiátrica que consta do planejamento participativo e integrado da unidade, buscando ampliar os horizontes e a vocação do CHPB. Ao longo dos anos vem sendo realizado um processo de descentralização e desinstitucionalização do cidadão atendido na área da saúde mental na perspectiva da luta antimanicomial.

A unidade, que chegou a receber mais de 5 mil pacientes (considerados erroneamente como “loucos”), por força da lei federal 10.216/2001 teve a devida proteção e a ordenação por mudanças profundas no modelo de atenção vigente nos serviços substitutivos aos manicômios. Exemplo disso são os Centros de Referencia em Saúde Mental e Centros de Atenção Psicossocial (infantil, adultos e os específicos para álcool e outras drogas).

O colegiado geral dos servidores da CHPB promoveu no interior da unidade inúmeras discussões para o desenho do modelo assistencial ao adotar nesse terceiro ciclo, uma vez que em 1979 iniciou-se a ruptura com as internações desnecessárias e injustificáveis do ponto de vista do cidadão.

O Sind-Saúde/MG acompanha e apoia esse debate desde a sua fundação, se fez presente todas às vezes que foi acionado. Para o diretor do Sindicato Eni Carajá Filho, o próprio gesto de revisão do modelo ajuda na busca por novos serviços, preservação e utilização correta do patrimônio imóvel de grandes proporções, seja no departamento “A” como no “B” e faz a efetiva integração com as redes assistenciais do SUS, na micro ou na região ampliada de Saúde.

As proposições do documento em síntese são:

. Manter a unidade de internação de agudos que faz o acolhimento nos casos de crise psiquiátrica;

. Manter o ambulatório em saúde mental, adulto e infantil com matriciamento da rede de atenção primária;

. Expandir atendimento nas varias modalidades e faixas etárias, com vistas a instalação do CAPS 1 em caráter local e microrregional;

. Implantar Hospital Dia para idosos, com 50 vagas, para atenção multiprofissional e interdisciplinar;

. Instituir centro de convivência;

. Instituir uma unidade para cuidados prolongados como retaguarda aos hospitais gerais da região ampliada;

. Implantar uma agência transfusional da Fundação Hemominas ou até mesmo o Hemocentro Regional;

.Criar e instalar uma unidade da Escola de Saúde Pública – ESPMG para facilitar o processo de Educação permanente em saúde, no contexto da descentralização e regionalização dos serviços (COAPES).

Por último, reivindicaram também a implantação de Residência Multiprofissional em Saúde Mental em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rei e FHEMIG.

A direção do Sind-Saúde parabeniza a todos os trabalhadores (as) da saúde em Barbacena e já fez a sua parte em fazer chegar essa documentação nos conselhos de saúde nacional, estadual, na FHEMIG, SEDESE, SESMG, Ministério da Saúde, ESPMG e acompanhará o desenvolvimento das discussões.

Saúde: um bem público financiado com os impostos de todo cidadão.

A LUTA CONTINUA!