Depois de paralisação, Agentes de Montes Claros preparam nova assembleia para o dia 08

Sem conseguir abrir negociações com a prefeitura para discutir a pauta de reivindicação, os Agentes de Combate à Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Montes Claros paralisaram as atividades no dia 31 de janeiro (terça-feira) e preparam novos atos. Com a adesão da maioria da categoria, eles conseguiram pressionar o governo municipal que recebeu uma comissão de trabalhadores e ouviu as reivindicações. Agora, os agentes aguardam resposta da Prefeitura na próxima reunião agendada para terça-feira (7/2) para decidirem os rumos do movimento na assembleia da categoria, quarta-feira (8/2).

Cerca de 500 agentes fizeram passeata da Praça da Catedral, protestaram em frente à Câmara Municipal e seguiram até a prefeitura. Com apitaço, palavras de ordem e manifestações, os trabalhadores foram recebidos pela equipe de governo. O secretário municipal de saúde, Geraldo Edson Souza Guerra, a secretária de administração, Marta Pompeu e o secretário de governo Pedro Narciso receberam da comissão de trabalhadores a pauta de reivindicações da categoria. Entre os itens exigidos está a implantação do salário-base de R$750,00. Esse valor é o mesmo repassado pelo governo federal ao município para cada agente dentro do Programa Saúde da Família (PSF).

Segundo a diretora do Sind-Saúde Núcleo Montes Claros, Ediné Silva Soares, os trabalhadores continuam mobilizados até avaliar a proposta da prefeitura na próxima assembleia do dia 8 de fevereiro.  Ediné ainda disse que a disposição dos trabalhadores é muito grande e que a decisão da categoria era que se não fossem recebidos pela prefeitura, iriam iniciar um operação tartaruga como forma de protesto.