Crise na Colônia Santa Isabel

Trabalhadores da Casa de Saúde Santa Isabel se mobilizam para ato em frente à Fhemig central em defesa do Hospital Orestes Diniz

30 ato colonia00

Trabalhadores e a comunidade cobram um posicionamento do governo e da presidência Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) sobre fechamento do Hospital Doutor Orestes Diniz. Um comunicado verbal do diretor da unidade afirmava que nessa quinta-feira o hospital seria fechado. Sob essa ameaça, os trabalhadores e comunidade decidiram reunir na porta da Fhemig amanhã (31/10) para pressionar uma posição oficial do presidente da Fhemig.

Pela manhã desta quarta-feira (30) a manifestação foi na porta do Hospital Orestes Diniz. O ato teve a participação dos trabalhadores, comunidade, parlamentares e o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG). Diante do caos vivido na antiga Colônia Santa Isabel, os manifestantes decidiram cobrar da Fhemig uma posição com um protesto na porta da administração central.

30 ato colonia01

Os trabalhadores também denunciam a falta de insumos, as precárias condições de trabalho e infraestrutura, gastos exorbitantes, a implementação da OS nos hospitais da Fhemig e o alto salário do gestor da unidade que tem sido denunciada em diversos meios de comunicação.

Outra denúncia que envolve a unidade é a ameaça de retirada dos médicos do setor de emergência. Esses profissionais são cedidos pelo município de Betim e até o momento não houve nenhum posicionamento formal do presidente da Fhemig e nem do governo estadual de como será feito o atendimento médico aos pacientes dessa unidade caso o afastamento dos médicos aconteça.

Logo após a posse do atual presidente da Fhemig, o Sind-Saúde fez uma solicitação de encaminhamento de um pedido dos trabalhadores e comunidade para que ele visitasse a unidade. Está solicitação até hoje não foi atendida.

30 ato colonia02

30 ato colonia05