Creche na Cidade Administrativa

Perto do Dia das Mães, Sind-Saúde reforça a luta por creche na CAMG e governo confirma que deverá implementar o direito

IMG 0042 site

Diante de uma reivindicação que o Sind-Saúde cobra desde 2010 e diante da mobilização dos servidores com a campanha “Meu filho perto de mim”, o governo confirmou, em reunião realizada nesta sexta-feira (10), que deverá construir uma creche próxima à Cidade Administrativa para atender aos filhos dos servidores lotados no local e inclusive já foram prospectados três terrenos na região. A pretensão do governo é trabalhar no modelo das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI), com pareceria com a prefeitura de Belo Horizonte.

Há muitos anos – e com mais intensidade desde quando foi implantada a Cidade Administrativa – o Sind-Saúde cobra que o governo tenha uma política de humanização com relação aos servidores e servidoras que têm ou pretendem ter filhos. “Muitas vezes isso é cobrado do serviço privado, mas o próprio estado não tem criado estruturas para atendimento dos filhos dos servidores”, ponderou o diretor Sind-Saúde, Renato Barros. Neste ano, a iniciativa dos servidores de lançar uma campanha para defender a implantação da creche deu grande impulso à reivindicação dos servidores, e o Sind-Saúde é uma das varias entidades que apoiam a campanha.

Vale lembrar que, conforme determina a Constituição do Estado, é um dever do Estado garantir o direito à assistência gratuita, em creche e pré-escola, dos filhos dos servidores até seis anos de idade.

O anúncio de que a decisão política de construção da creche já foi tomada foi realizado pel assessor chefe da assessoria de articulação, parceria e participação social da governadoria, Ronaldo Pedron. Na próxima reunião, que será realizada na primeira quinzena de junho, o governo alega que deverá apresentar o terreno escolhido e os próximos passos, e em conformidade com a comissão de negociação.

O sindicato acompanhará todo o processo e exigirá que a creche seja implantada em breve e que de fato tenha sempre capacidade e qualidade para atender a toda a demanda dos servidores.

Mesmo tendo o governo aceitado solucionar essa demanda na Cidade Administrativa, o Sind-Saúde reivindica que no interior também sejam instaladas creches para atender aos filhos dos trabalhadores nas diferentes cidades de Minas.