Coordenação Nacional dos ACS e ACE/CUT-CNTSS presente na marcha nacional da categoria

A CNTSS/CUT através de sua Coordenação Nacional dos ACS e ACE marcou presença na Marcha Nacional da Categoria, ocorrida no dia 16 de junho. Vários estados foram mobilizados para fazerem manifestação em frente ao Ministério da Saúde para cobrar do governo federal o envio do projeto de lei que regulamenta o piso nacional da categoria.
Aproximadamente 400 ACS e ACE das caravanas dos Estados de: Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Góias, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia, se concentraram no Ministério do Planejamento, para participarem da reunião da Comissão Especial, que começou as 15h.

A apresentação do relatório não ocorreu devido a uma reunião realizada, no dia anterior, entre a deputada Fátima Bezerra, representantes da Funasa, e representantes dos ministérios da Saúde, do Planejamento, da Fazenda, da Casa Civil e da Articulação Política. Neste encontro, o governo sugeriu mudanças no texto e se comprometeu a enviar uma proposta própria para garantir o piso salarial da categoria.

Piso
Fátima Bezerra adiantou, no entanto, que seu relatório estabelece o piso em dois salários mínimos, corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumido (INPC), e com prazo de implementação integral de um ano.

Todos esses pontos, disse a deputada, são negociáveis e poderão mudar durante as negociações com o governo. “A única coisa que não negociamos é a necessidade de aprovarmos o piso até o dia 15 de julho”, afirmou. Fátima Bezerra.

O presidente da comissão, deputado Geraldo Resende (PMDB-MS), reagendou a reunião para o próximo dia 30 de junho, quando o relatório deverá ser lido efetivamente. Esperamos reunir novamente representantes de ACS e ACE para esta empreitada, noticiou Fernando Cândido do Nascimento da Coordenação Nacional dos ACS e ACE da CNTSS/CUT.

Fonte: CNTSS