Contra a terceirização

Greves, mobilizações e atos em Minas Gerais no dia 15 de abril

pl4340

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), CUTs Regionais, sindicatos, federações, confederações CUTistas e movimentos sociais definiram e organizaram, na tarde desta segunda-feira (13), em reunião na sede da CUT/MG, em Belo Horizonte, as mobilizações e atos conjuntos do Dia Nacional de Paralisação, nesta quarta-feira (15).  Na data, as atividades serão paralisadas e os movimentos sindical e sociais vão às ruas contra o projeto de lei 4.330, que amplia a terceirização e cujo texto-base foi aprovado na semana passada na Câmara dos Deputados.

O texto-base do PL, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 8, depois que o presidente da Casa, Eduardo Cunha, colocou o projeto para aprovação urgente, urgentíssimo, legaliza a terceirização em todos os postos de trabalho da cadeia produtiva. Atualmente, a terceirização só é permitida nas atividades meio das empresas, como faxina, portaria e segurança.

As mobilizações vão começar às 4h30 desta quarta-feira (15), com concentração no Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região (Sindimetal), no bairro Jardim Industrial, em Contagem. Por volta das 5 horas, dirigentes do Sindimetal, trabalhadores e trabalhadoras farão ato na porta de uma fábrica. De lá, vão se dirigir para Refinaria Gabriel Passos, em Betim, para realizar ato em defesa da Petrobras pública, juntamente com os petroleiros.

Também no período da manhã, os bancários participarão de mobilização e panfletagem na Praça Sete, na Região Central de Belo Horizonte, com paralisação das agências bancárias até o meio-dia. No mesmo período, as famílias das ocupações urbanas, organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) realizarão manifestações, assim como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MA) e a Vida Campesina, além de outros movimentos e entidades.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) já convocou paralisação de 24 horas para o dia 15 de abril. O Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Minas Gerais (Sinttel) articulou paralisações em empresas do setor. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) e Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) articulam paralisações das atividades em Betim e dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE), respectivamente. Sintect-MG, Sindieletro-MG e Sindimetro-MG vão coordenar manifestações e mobilizações de trabalhadores dos Correios, eletricitários e metroviários durante a quarta-feira.

O Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes) vai promover, pela manhã, uma aula pública sobre terceirização na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em Uberlândia, o Coletivo CUTista realizará ato, das 9 horas às 13 horas, na Câmara Municipal.

Às 16 horas, todos vão se concentrar na Praça Afonso Arinos, em frente à Escola de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para um grande ato unificado, com a participação das centrais CTB e CSP Conlutas, seguido de marcha até a Praça Sete.

Participaram do encontro desta segunda-feira, coordenado pela presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira, representantes dos eletricitários, metalúrgicos, dos petroleiros, dos bancários, dos trabalhadores dos Correios, dos trabalhadores em processamento de dados, dos setores de telecomunicações, de saneamento, dos servidores municipais, dos servidores da saúde, da educação, dos setores de telecomunicações, dos securitários, dos metroviários, dos técnicos-administrativos da UFMG, do MST, das ocupações urbanas e de outros movimentos sociais. No próximo dia 22, às 14 horas, movimentos sindical e sociais voltam a se reunir para organizar as próximas atividades conjuntas.

Fonte: CUT/MG