Concurso SES de 2014

Governo anuncia nomeação de aprovados na SES

11 Conselho nomeacao SES secretario

O governo mineiro irá publicar a nomeação de 607 aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de 2014, 162 Especialistas de Gestão e Saúde (EPGS) e 445 Técnico de Gestão e Saúde (TGS). A informação foi dada na tarde desta segunda-feira (11/02) durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) pelo Secretário Estadual de Saúde em exercício José Farah Junior e confirmada à direção do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) pelo chefe de gabinete Endrigo Ortenzio Lopes ainda durante a tarde.

Os representantes do governo haviam se comprometido em reunião com o Sind-Saúde/MG ocorrida no dia 29 de janeiro a fazer os encaminhamentos e comunicar à entidade sindical assim que tivessem o posicionamento. O Sindicato cobrava a nomeação dos aprovados e alertava para o prazo de expedição do certame que finalizava em 14 de fevereiro.

A realização de concurso público para a área da Saúde é uma das pautas permanentes do Sind-Saúde. São muitas as justificativas para essa posição do Sindicato, mas podemos destacar a necessidade de evitar a sobrecarga dos trabalhadores assim como a ampliação de base de servidores efetivos, qualificando a força de trabalho na saúde pública. Atualmente, é uma realidade a quantidade insuficiente de pessoal em instituições como a Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), fundações e Unimontes. Desde a homologação do concurso de 2014 que o Sindicato incorporou a luta pela efetivação dos concursados e continua pressionando o governo para que faça as nomeações de técnicos e analistas.

CAMG3

Reunião do Sind-Saúde com e representantes do governo no dia 29 de janeiro pautou a reivinidicação para nomear aprovados 

Reuniu-se várias vezes com comissão de aprovados, participou de audiências públicas sobre o concurso e acionou o Ministério Público para tentar agilizar as nomeações. Como se pode ver, o número de nomeados corresponde a menos de um terço dos aprovados: 400 em 1.292.

O pleito foi levado ao novo governo ainda em dezembro passado, quando, em reunião com a equipe de transição, a diretoria do Sindicato cobrou as nomeações dos concursados do então indicado para a pasta da Saúde e atual secretário, Wagner Ferreira.

O Sindicato comemora junto aos aprovados a posição do governo e aguarda a efetiva nomeação.

Ofício cobra nomeacoes03dejan1

Óficio logo no começo do governo já alertava sobre urgência da pauta