Comissão de saúde da ALMG debate situação precária do sistema de transplantes

Fonte: ALMG

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove audiência pública na quarta-feira (25/5/11), às 9h30, no Plenarinho I, para discutir a situação do sistema de transplantes do Estado. Foram convidados para o debate autoridades do governo mineiro e representantes de entidades do setor de saúde. O autor do requerimento para a realização da reunião é o deputado Neider Moreira (PPS).

De acordo com o gabinete do parlamentar, o motivo da audiência são as condições precárias do sistema de transplantes em Minas, que enfrenta problemas como dificuldade de captação de órgãos e baixa notificação de casos de morte cerebral. Para os pacientes, isto significa longas filas à espera de um órgão. O deputado pretende, com o debate, reunir sugestões para minimizar os obstáculos do setor.

Convidados

Receberam convite para participar da audiência pública o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Wagner Eduardo Ferreira; o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Gouvêa Teixeira; o diretor-presidente da Associação Beneficente Pró-Transplante, André Barreto Pereira; o presidente da Associação Nacional de Pacientes, Doadores e Transplantados Renais, José Menezes Lourenço; o presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Ricardo Furtado; o diretor do Complexo MG Transplantes, Charles Simão Filho; o coordenador do Complexo MG Transplantes, Arilson Souza Carvalho Júnior; e três diretores da Associação Beneficente Pró-Transplante: Kennedy Manoel Cardoso, Ladislau José Fernandes Júnior e Pedro Augusto Macedo de Souza.