Colônia Santa Izabel

Trabalhadores da Colônia Santa Isabel entram com ação indenizatória contra a Vale

colonia

O departamento jurídico do Sind-Saúde iniciou um diálogo com a empresa Vale para diminuir os danos nos processos de trabalho das unidades de saúde juntamente com o Ministério Público do Trabalho.

Em reunião com os trabalhadores da Casa de Saúde, na última quinta-feira, 09/01, foram entregues todos os documentos necessários e procurações para que a equipe jurídica do sindicato entre com a ação indenizatória.

Para Hudson Fernandes, diretor do Sind-Saúde/MG além das vidas e toda a tragédia que envolve um dos maiores desastres socioambientais do país, o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho também impactou o trabalho dos servidores da Colônia Santa Isabel em Betim, que fica a poucos quilômetros do local da catástrofe.

“No dia da tragédia os servidores foram mobilizados para deixar os locais de trabalho sob risco de serem atingidos adotando o plano de contingência, os servidores mesmo com as ordens da Polícia Militar e da Defesa Civil para deixar os locais de trabalho, permaneceram transferindo todos pacientes para locais seguro, a rotina de trabalho foi totalmente alterada, os servidores estão trabalhando com medo e inseguros”, alegou o diretor.

O sindicato vem recebendo inúmeras denúncias de ameaças, agressões, sobrecarga no trabalho e adoecimentos. Para a ação ser encaminhada é necessário reunir todas as provas (Boletim de Ocorrência, relatório da equipe multidisciplinar, relatório individual relatando os fatos, relatório do setor, testemunhas, além de documentos pessoais) e agendar no jurídico do sindicato a entrega dos documentos.

Atendimento

O Jurídico do Sind-Saúde estará na Casa Saúde Santa Isabel no dia 22/01 no período de 08h às 12h, no NEP da unidade recebendo os documentos dos servidores para a ação contra a Vale.

Documentos necessários

 

*Comprovante endereço;
*RG;
*CPF;
*Contracheque da época da tragédia;
* Termo comprobatório de vínculo com a unidade.
* Relatórios administrativos, BO, relatório da equipe multiprofissional e outros documentos comprobatórios do dia e após o rompimento da barragem.

 

colonia 2