Caravana em Defesa do SUS chega a Minas Gerais

Caravana em Defesa do SUS chegou ao estado de Minas Gerais nesta segunda-feira (26/10) com o objetivo de promover um debate em torno da conjuntura atual da saúde. O evento faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde, e tem como temas a defesa do  SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, bem como  Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS.

Em âmbito nacional, participaram do evento o presidente do CNS, Francisco Batista Junior, e o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Antônio Alves de Souza, Conselheiros Nacionais e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A organização da Caravana é do CNS em parcerias com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conselhos de Saúde, Conass, Conasems e Movimentos Sociais e tem como convidados Universidades, Ministério Público, Legislativos Estaduais e Municipais. Ainda neste mês de outubro a Caravana seguirá para Maceió (29) e no dia 8 de dezembro será realizada, em Brasília, a Caravana Nacional, com um balanço de todos os Estados.

O Conselho Nacional de Saúde organiza a Caravana em Defesa do SUS com a intenção de percorrer o País e ouvir a população para buscar formas de fortalecer o SUS como a maior política pública do mundo e assegura o sistema como patrimônio da humanidade.  A regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o financiamento do SUS em todo o País também estão no ponto central das discussões e é uma das bandeiras da Caravana. A Caravana debate o SUS que temos e o que queremos. OEvento nacional já passou por 15 Estados debatendo, dentre outros assuntos, as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços nas três esferas de governo.