Cansada de esperar reajuste salarial digno, exemplar auxiliar de enfermagem se aposenta em Vespasiano

Palmas para a nova aposentada, vaias para a Prefeitura

 

      

     Após 30 anos dedicando-se fielmente à saúde da população, Lígia Ferreira, com um nobre sentimento de dever cumprido, passou a gozar a partir de maio de sua merecida aposentadoria. Há quase duas décadas em Vespasiano, a auxiliar de enfermagem fez nos postos de saúde onde trabalhou um pouco de tudo: de serviço administrativo a serviço de enfermagem, passando por aplicação de vacina, teste do pezinho, curativo e muitas outras atribuições. Lígia era responsável, inclusive, pelo estoque e coordenação das vacinas, sem nunca ter sido remunerada por isso.

 

         Porém, a importância de Lígia – que aliás ensinou o ofício para várias profissionais da saúde – não tem correspondência no baixo salário que recebeu nos últimos anos e continuará recebendo na aposentadoria. A propósito, apesar de ter vontade e capacidade para trabalhar mais, ela desistiu de esperar um reajuste salarial que lhe garantisse uma velhice mais tranquila e se dedicará a serviços voluntários. Quando começou a trabalhar, recebia três salários mínimos, hoje aposenta com apenas um, algo muito aquém do que merece e necessita.

 

         Infelizmente, este não é um caso isolado: milhares de servidores do estado e dos municípios não tiveram suas décadas de trabalho valorizadas e agora amargam aposentadorias muito mal remuneradas. A própria Lígia Ferreira cita exemplos de colegas de trabalho que, ao aposentar, sucumbiram rapidamente às doenças. Também lembra de profissionais que trabalham em dois ou em até três empregos para complementar a renda, o que degrada a saúde a médio e longo prazo.

 

         O Sind-Saúde reivindica que os gestores concedam reajustes salariais dignos para que todos possam aposentar se sentido valorizados como merecem. O Sindicato aproveita também para parabenizar Lígia, filiada ao Núcleo Vespasiano do Sind-Saúde desde a sua fundação. Ela é grande um exemplo de dedicação, conhecimento e competência.

foto para site.JPG