Campanha salarial: Saúde de Betim exige avanços

A Campanha Reivindicatória dos trabalhadores da saúde começa com um grande recado para a prefeitura: este ano os avanços devem ser concretos para uma categoria cansada de promessas. Na última reunião da Mesa Geral de Negociação, ocorrida no dia 16 de fevereiro, a prefeita Maria do Carmo Lara ouviu dos dirigentes sindicais que os trabalhadores não vão abrir mão das melhorias nas condições de trabalho e salariais.

A negociação em 2011 também será diferente pela sua condução. No ano passado o Sindicato foi retirado de processos importantes e a negociação se deu sem ouvir os trabalhadores, com o diálogo aberto apenas com vereadores. O Sindicato é a instância de representação dos trabalhadores e leva, através de votações em assembleias, a demanda e a posição da categoria.

O Sind-Saúde Regional Betim recusa conciliar com a falta de compromisso dos acordos feitos no ano passado por parte da prefeitura. As condições econômicas deste momento não condizem com o muro de lamentações que a gestão apresenta para os trabalhadores.

A categoria está em busca de melhorias reais e fundamentais. Os trabalhadores começam a campanha reivindicatória com a certeza que com unidade a luta será vitoriosa.

Entre os itens da pauta de reivindicação estão:

– A criação do Piso Salarial, no valor de dois salários mínimos para o menor vencimento praticado em Betim;

– A redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem redução dos salários para todos os trabalhadores da saúde;

– A ampliação da Cesta Servidor para todos que recebem até três salários mínimos;

– Cumprimento do acordo feito no ano passado: Ticket-refeição já e retroativo;

– Isonomia do adicional urgência e emergência, criação do adicional plus para a equipe do PSF;

– Insalubridade e periculosidade nos lugares necessários.

– Implantação do Piso Nacional do ACSs e ACEs

Por isso, neste ano arregace as mangas, não vamos acreditar em promessas.

EM TEMPO: Próxima reunião da Mesa Geral de Negociação acontece dia 25 de fevereiro, às 9 horas na Prefeitura de Betim.