Betim: Trabalhadores rejeitam nova proposta do governo

Não ao reajuste de 2011 para 2012

Betim assembleia 12-04-2011.jpg

Trabalhadores reprovam nova Proposta da Prefeita – Assista ao video clique no link: http://youtu.be/xlWcMl1Av18

Reunidos para mais uma assembleia no Hospital Regional nesta terça-feira (12/04) os trabalhadores da saúde avaliaram e votaram contra a última proposta feita pelo governo de 2% de reajuste agora e 3% para 2012. “A proposta vai ser levada para votação na câmara hoje (12/04) à tarde, por isso a nossa pressão deve continuar lá. Vamos a câmara ver os Judas que podem votar os 2%” disse o diretor do Sind-Saúde Núcleo Regional Betim Reginaldo Tomaz.

Os trabalhadores também reafirmaram a continuidade da paralisação por 12horas para que a pressão possa ser levada a casa legislativa. O diretor do Sinfarmig Rilke Notavo criticou a proposta, pois, ela sequer trabalha com a recomposição salarial de acordo com a inflação e relembrou “Os municípios vizinhos estão trabalhando com propostas inclusive de ganho real, já a gestão de Betim está alheia aos acontecimentos externos fechada como uma ilha” afirmou.

O movimento sofreu mais uma tentativa de enfraquecimento com o envio de uma Recomendação Administrativa por meio do Ministério Público pressionando ao Sind-Saúde Núcleo Regional Betim. “Nunca em Betim esse tipo de ação do Ministério Público ocorreu, nós sabemos da nossa responsabilidade. A lei define que em casos de paralisação dos serviços de saúde as unidades de emergência e urgência devem funcionar com 30% da equipe, mas o Sindicato orienta que 50% dos profissionais continuem prestando os serviços, pois o nosso compromisso é também com a vida” disse Reginaldo Tomaz.

Rilke chamou atenção do Ministério Público para que o órgão também avalie a situação em que a Prefeitura está tratando o funcionalismo que vem agindo com truculência apresentando uma proposta de reajuste que gera perda salarial. “Vamos formular um documento endereçado ao MP solicitando que o órgão oriente à Prefeitura de Betim a trabalhar com uma proposta de reajuste com base no índice inflacionário, é o mínimo aceitável” sugeriu o farmacêutico.

Trabalhadores do setor transportes falaram durante a assembleia e afirmaram que a pressão é maior quando todos participam “O Sindicato é importante, mas cada um de nós é que fazemos esse Sindicato, por isso devemos nos mobilizar e comparecer nas ações para pressionar”.

Manifestação da direção estadual do Sind-Saúde

Durante a assembleia Reginaldo Tomaz fez a leitura de um Manifesto assinado pela nova diretoria do Sind-Saúde Estadual, documento que foi formulado no encontro realizado no final de semana dos dias 9 e 10 de abril durante a posse simbólica dos novos dirigentes.

O documento manifesta contra as atitudes negativas da Prefeita de Betim com o funcionalismo municipal.

Assista ao vídeo, clique no link abaixo:

Na câmara

Trabalhadores pressionam e barram votação

Betim assembleia 12-04-2011 (1).jpg

Auditório lotado impediu que os vereadores votasse o Projeto.

Na segunda atividade do dia cerca de 800 trabalhadores ocuparam a câmara municipal e mais uma vez impediram a votação do projeto da Prefeitura. Sem espaço para que os vereadores realizassem a plenária, pois, os manifestantes ocuparam inclusive as cadeiras dos legisladores, o presidente em exercício Marcão do Universal não teve alternativa se não cancelar a sessão.

“Hoje tivemos mais uma vitória com o cancelamento da votação, mas a pressão precisa continuar, pois, só assim vamos conseguir um reajuste salarial digno” concluiu Reginaldo Tomaz.

Betim assembleia 12-04-2011 (5).jpg

A pressão dos trabalhadores chegou na grande mídia. Na foto Reginaldo Tomaz em entrevista para TV Betim.

Mesmo com o cancelamento da sessão é possível que seja marcada para próxima semana uma reunião dos vereadores para votar o Projeto, já que está é uma vontade da Prefeita de Betim. Por isso o Sind-Saúde convoca os trabalhadores para a próxima assembleia no dia 18 (segunda-feira).

Data: 18 (segunda-feira)

Horário: 9horas

Local: Hospital Regional

Assista ao video da câmara “Trabalhadores ocupam o auditório e impedem os vereadores de votar o Projeto.”

Clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=vP9UdSRNl0s