Audiência pública na quarta-feira debaterá novo modelo do Ipsemg

O novo modelo de assistência à saúde do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), implementado em janeiro de 2012, será debatido em uma audiência pública no Teatro da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (09). O Sind-Saúde irá compor a Mesa junto com outros sindicalistas e com a presidente do Ipsemg, Jomara Alves.

O modelo aumentou as mensalidades dos servidores e o rol de beneficiários e o governo ainda tem objetivo de cobrar dos beneficiários por cada atendimento realizado – a chamada “cooparticipação”.

Desde a primeira reunião do Comitê de Negociação Sindical (Cones) em que o novo modelo foi apresentado, o Sind-Saúde foi contrário a esta atitude de penalizar ainda mais os servidores pela falta de uma política de saúde do Estado para os servidores públicos.

Dentre os pontos já em vigor, destaque para a cobrança de mensalidade também do cônjuge, possibilidade de os filhos de 21 a 35 anos serem beneficiários (desde que paguem mensalidade de R$ 30), mensalidade fixada em 3,2% da remuneração do titular (sendo o piso R$ 30 e o teto R$ 250) e instituição de alguns prazos de carência. A “cooparticipação” ainda está sendo discutida.

Os servidores da saúde estão convidados a comparecer à ALMG para pressionar para que não sejam ainda mais penalizados.

Os requerimentos que deram origem à audiência foram realizados pelos deputados Adelmo Leão (PT) e Doutor Viana (DEM).