Ato do Dia Nacional da Consciência Negra

A Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais convoca lideranças, diretores e militantes de sindicatos e entidades filiadas, dos movimentos sociais e populares para o Ato Público pelo Dia Nacional da Consciência Negra, nesta sexta-feira, 19 de novembro de 2010, a partir das 10 horas, na Praça Sete, na Região Central de Belo Horizonte.

O Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Assembleia Nacional Constituinte de 1988, é uma homenagem o líder negro Zumbi, do Quilombo dos Palmares, assassinado no dia 20 de novembro de 1695. Mas, apesar disso, e de ações positivas como as políticas públicas de inclusão social e da criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a discriminação e a desigualdade persistem.

Casos como do dirigente sindical Wilson Carlos Dias, o “Lustroso”, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade, chamado de “negão e macaco”, no dia 21 de outubro último, por um funcionário de uma empresa que prestava serviços à siderúrgica Arcelor/Mittal, mostram como o racismo ainda está presente na nossa sociedade. Além disso, pesquisa recentemente divulgada pelo Instituto Ethos/Ibope comprova que mulheres e negros têm poucos representantes nos altos cargos executivos das principais empresas brasileiras. Outros estudos apontam que a renda média de negros e pardos é inferior à dos brancos no Brasil.

Comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra e protestar contra o racismo e a discriminação é reafirmar o compromisso da CUT com a Justiça social e por uma sociedade justa e democrática, com igualdade de oportunidades para todos.

Todos ao Ato pelo Dia Nacional da Consciência Negra!
Data: 19 de novembro de 2010 (sexta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Praça Sete, Belo Horizonte, Minas Gerais