Assembleia unificada em Brumadinho

Trabalhadores comparecem em peso à assembleia conjunta do funcionalismo em Brumadinho

foto votação

Os trabalhadores da saúde, da educação e funcionalismo público de Brumadinho, compareceram em peso à assembleia convocada pelos três sindicatos do município que representam 2600 servidores. A assembleia foi realizada a partir das 07h da manhã desta quinta (12/04). Sind-Saúde/MG, Núcleo Regional Betim, Sind-UTE, sub-sede Brumadinho e SindBrum se articularam e montaram pauta de reivindicações unificada com as cláusulas econômicas.

Foto traba 1

Trabalhadoras e trabalhadores do município exigem a recomposição dos salários que estão defasados desde 2015, num percentual estimado de 27%, assim como o vale-alimentação, para o qual também exigem reajuste. A ação conjunta entre os sindicatos também apresentou à administração municipal a demanda pela instalação de mesas de negociação permanente para cada categoria, e também uma mesa permanente de negociação geral. A instalação da Mesa de Negociação Permanente do SUS, proposta pelo Sind-Saúde, já está sendo negociada com o Secretário de Saúde de Brumadinho.

As três entidades frisam que essas instâncias de negociação devem ser formalizadas por meio de decreto do Executivo para serem efetivas. A criação das mesas permanentes é uma proposta que visa assegurar diálogo constante entre trabalhadores e gestão. A falta de diálogo da gestão com os trabalhadores levou à formação da frente com os três sindicatos que mostrou ter efeito prático. A prefeitura aceitou receber e negociar com o grupo de representantes do funcionalismo, da educação e da saúde assim que as três entidades se uniram.

Os trabalhadores e trabalhadoras marcaram forte presença na assembleia realizada no pátio da Secretaria Municipal de Obras de Brumadinho hoje de manhã. Eles aprovaram a realização de nova assembleia na próxima terça-feira (17/04), novamente na Secretaria Municipal de Obras, a partir das 07h, quando vão decidir sobre a resposta da prefeitura para a reivindicação do reajuste de 27% reivindicada pelo conjunto de trabalhadores municipais.

O presidente eleito do SindBrum, Eric Maciel, destacou a importância da luta unificada dos trabalhadores como uma forma de avançar na conquista de mais direitos para o funcionalismo. A coordenadora do Sind-UTE-Brumadinho, Lilian Paraguai, reforça que a luta dos professores municipais ficou fortalecida com a ação conjunta dos sindicatos.

A diretora do Sind-Saúde, Núcleo Brumadinho, Ivanete Silveira, chama a atenção para os problemas dos trabalhadores da saúde. Segunda ela, faltam trabalhadores e trabalhadoras na prefeitura gerando sobrecarga de trabalho. “É um trabalhando por dois ou três”, aponta. A diretora do Sind-Saúde, Núcleo Regional Betim, Yara Diniz, reforçou na assembleia a necessidade de realização de concurso para recompor o quadro de funcionários em Brumadinho.

Como dois vereadores pediram a fala na assembleia e se disseram a favor da luta dos trabalhadores, a diretora sugeriu que seja feito um ofício à Câmara Municipal solicitando que o Legislativo não fique apenas aguardando os projetos do prefeito para votar, mas que se antecipe ao Executivo, propondo projetos que valorizem os servidores municipais.

O Sind-Saúde sugere, por exemplo que os vereadores se engajem na luta dos trabalhadores da saúde, que estão preocupados porque a notícia é de que a prefeitura trabalha na criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para a saúde sem a participação dos servidores. São os vereadores que aprovam o PCCV ou não e são livres para apresentarem emendas ao Projeto que virá a ser apresentado a eles.

Grupo de sindicalistas unido

Sindicalistas de Sind-Saúde, Regional Betim e Núcleo Brumadinho, Sind-UTE sub-sede Brumadinho e SindBrum