Assembleia Betim

Trabalhadores da saúde de Betim realizam assembleia para discutir reivindicações

assembleia de betim 1

Na manhã dessa terça-feira (28/04) foi realizada em Betim uma assembleia dos trabalhadores da saúde do município. A principal reivindicação dos trabalhadores é por melhores condições de trabalho, contra o reajuste zero apresentado pelo governo, contra a retirada de direitos e em defesa da Previdência Municipal (Ipremb).

Os servidores denunciaram nesta assembleia a falta de materiais, medicamentos e insumos em toda a Rede Municipal de Saúde de Betim. Em reunião realizada no dia 10 de abril, o governo municipal informou que não tem condições de apresentar um reajuste aos trabalhadores, e disse que não poderia atender a nenhuma das reivindicações propostas pelos servidores.

betim assembleia 28

Além de não oferecer nada, o governo ainda está retirando direitos que os trabalhadores conquistaram durante anos de luta. Um desses direitos é o quinquênio, que agora será limitado.  As mulheres terão direito a 6 quinquênios e 6 férias-prêmio, e os homens a 7 quinquênios e 7 férias prêmio. Ou seja, uma pessoa que começa a trabalhar mais jovem talvez não consiga se aposentar antes de cumprir os 6 ou 7 quinquênios, fazendo com que tenha seu salário congelado até a aposentadoria.

Durante a assembleia foram escolhidas duas pessoas de cada unidade para representar os trabalhadores, uma reunião com esses representantes será realizada no dia 30 de abril no Sind-Saúde – Betim pela manhã às 9horas e a tarde as 14horas para definir as estratégias de mobilização.

Até a próxima assembleia dos trabalhadores ficou definido estado de greve. Assembleia dia 06/05 será às 9 horas, na Praça da Brasiléia, com paralisação e indicativo de greve.

assembleia betim 2 

Ato unificado

Na parte da tarde os trabalhadores realizaram um ato unificado em defesa da saúde e da educação e dos serviços públicos de qualidade. Percorreram em manifestação pelo centro de Betim e em seguida partiram para a câmara dos vereadores para pressionar os parlamentares com relação aos projetos que retiram os direitos dos servidores: quinquênio, cálculo da adequação de jornada e as propostas de mudanças na previdência municipal (Ipremb).