Após um ano, assistentes sociais ainda esperam aplicação da lei das 30 horas

Para marcar o primeiro ano da lei federal 12.317 que prevê jornada de trabalho de 30 horas aos assistentes sociais, foi lançada na Assembleia Legislativa (ALMG) a campanha 30 dias pelas 30 horas. Organizada pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG) a campanha faz um apelo para o respeito à lei que em Minas não é cumprida por várias prefeituras como a da capital e também pelo governo estadual. A lei foi sancionada pelo então presidente Lula em 26 de agosto de 2010 e reconhece a luta dos assistentes sociais que é comum a diversas categorias da saúde.

Mais uma vez governo de Minas está fora da lei

Em mais um sinal de ilegalidade, o governo informou durante a audiência pública desta quarta-feira (29/08) que não cumpre a lei por discordar que ela vale para os servidores públicos. Sob vaias, a representante do governo, superintendente de Recursos Humanos da Seplag, Maria Isabel França, expôs de forma superficial que a gestão estadual “tem uma clara diretriz sobre as carreiras”.

O deputado André Quintão, presidente da Comissão de Participação Popular, contradisse a representante do governo e afirmou que lei federal precisa ser cumprida e não discutida. Na abertura do debate com os participantes, o maior questionamento foi para a falta de transparência na pequena intervenção da superintendente Maria Isabel.

Pressionada a dar mais explicações, a representante do governo alegou que no texto da lei, ao se referir ao contrato de trabalho, o governo interpreta que se dispõe sobre o regime de CLT. Outro argumento utilizado por ela se refere à estrutura de carreiras no Estado. Segundo Maria Isabel, Minas tem hoje 15 carreiras de assistentes sociais e 400 servidores com cargo de gestor governamental. O cargo amplo foi alegado como impedimento para fazer valer a lei.

Os presentes criticaram a forma generalista que governos estão adaptando os cargos. De acordo com o presidente do CRESS-MG, Leandro David Rosa, esta estratégia serve na verdade para esvaziar as conquistas profissionais. Para ele falta antes de tudo vontade política do governo.

Presente na mesa, a diretora do Sind-Saúde/MG, Lúcia Barcelos, chamou os assistentes sociais para incorporarem a luta das 30 horas para todos os trabalhadores da saúde. Essa é uma das principais reivindicações que levou os trabalhadores a greve neste ano e está em debate com o governo. “É uma vergonha o governo mostrar desconhecimento da lei. Precisamos nos mobilizar porque o governo de Minas só respeita a mobilização dos trabalhadores. Precisamos unificar todas as categorias da saúde porque o nível de adoecimento é enorme e nós precisamos das 30 horas.”

Já o diretor do Sind-Saúde, Renato Barros aproveitou o momento de debate para fazer uma reflexão sobre a implementação do piso salarial. Segundo ele, é preciso garantir o cumprimento da lei e avançar também para a definição de um piso para os assistentes sociais.

30 dias pelas 30 horas serviço social 03.jpg    30 dias pelas 30 horas serviço social 01.jpg

30 dias pelas 30 horas serviço social 02.jpg

Plenário lotado discute aplicação da lei no serviço social e vaia a posição do governo estadual de não cumprir as 30 horas para categoria