ALMG relembra 20 anos de Constituição Estadual




A Assembleia Legislativa (ALMG) realizou nesta segunda-feira (21/09) o Ciclo de Debates Constituição e Democracia – 20 anos de Constituinte Estadual. Convidado para a atividade, o diretor licenciado do Sind-Saúde, Eni Carajá Filho, participou da mesa redonda que relembrou o processo de promulgação da Carta. Em 1989, Eni Carajá foi Presidente do Comitê Popular na Constituinte.

eniconstituinte.jpg

Eni entrega emendas populares ao presidente e relator da Comissão Constituinte – 01/062009

Na abertura do ciclo de debates, foi lançada edição especial da Revista do Legislativo com artigos e reportagens sobre o período. Essa edição comemorativa, intitulada Em nome do povo – Memória e desdobramentos da Constituinte Estadual, traz o relato de deputados, servidores e representantes da sociedade civil que ajudaram a escrever a nova Carta e mostra como a Assembleia de Minas se organizou para aquele período, com inovações administrativas e abertura política, viabilizando a participação popular na elaboração da Constituição. Além das matérias jornalísticas, a revista traz a análise de articulistas convidados.

Foi exibido, ainda, vídeo institucional preparado pela TV Assembleia, que preparou edições especiais do programa Memória e Poder, com depoimentos sobre a Constituinte e os 20 anos da Constituição Mineira.

Com informações da ALMG