Ajuda de custo na Fhemig

Governo formaliza ajuda de custo na Fhemig com mordida no bolso do trabalhador

13 03 Reunião Fhemig ajuda de custo presidencia

O Sind-Saúde participou no último dia 13/03 (terça) de reunião convocada pela presidência da Fhemig para que a Fundação apresentasse a resolução que trata da ajuda de custo aos trabalhadores com alterações de pontos que não foram discutidos com o Sindicato.

Lamentavelmente, o acordo feito com os trabalhadores foi unilateral e as alterações feitas pelo governo aproveitou da falta de tempo inserir as novas cláusulas. O Sind-Saúde foi informado das mudanças quando elas já estavam prontas para publicação.

Entre as mudanças colocadas pelo governo está o pagamento de 70% do valor de R$ 53,00 nos dois primeiros meses, março e abril.

Segundo o governo, a título de custeio de alimentação no local de trabalho, serão descontados 4% do valor da ajuda de custo de R$ 53,00, inclusive já nos dois primeiros meses, quando será pago apenas 70% do valor.

O Sind-Saúde fez constar na ata da reunião, em que foi informado da decisão unilateral do governo, que o Plano de Metas para cumprimento do acordo da ajuda de custo na Fhemig foi estabelecido sem a participação do Sindicato, que nem mesmo foi consultado para que pudesse evitar a inclusão de cláusulas que viessem a prejudicar os trabalhadores.

O estabelecimento de metas é extremamente confuso quando não certifica que elas devem ser cumpridas pela Fhemig. O Sindicato sempre deixou isso claro, inclusive na reunião com o Secretário de Estado de Saúde quando, além de pedir que o valor fosse alterado para R$ 105,00 para todos os trabalhadores – solicitação acatada pelo Secretário e encaminhada por ele à COF – exigiu também que a única meta a ser cumprida pelos trabalhadores seria a de assiduidade.

20 02 Reunião Fhemig ajuda de custo

Reunião no dia 20 de fevereiro discutia um valor maior de R$105,00