Agentes de saúde de Neves discutem organização

O Núcleo Ribeirão das Neves do Sind-Saúde realizou nesta quinta-feira (10/06) assembleia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE). A assembleia contou com a participação de 180 trabalhadores que discutiram a necessidade de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a implementação do Piso Salarial para a categoria como define a Emenda Constitucional (EC) 63 aprovada no início do ano.

Outro ponto debatido durante a reunião foi a efetivação dos trabalhadores que passaram pelo processo seletivo. Hoje na cidade, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias passam por um processo seletivo, mas assinam um contrato com a prefeitura e não são regidos pelo estatuto do servidor. Uma proposta em debate no Congresso prevê a vinculação estatutária desta categoria como trabalhadores da área da saúde do município.

Os trabalhadores elegeram uma comissão de 10 representantes da categoria para acompanhar as discussões com a prefeitura. Esta comissão foi divida entre 5 ACS e 5 ACE. O Núcleo do Sind-Saúde irá encaminhar ofício para a prefeitura solicitando a abertura das negociações.

Estiveram presentes na assembleia o diretor do Sind-Saúde/MG Zilar Fernandes, o advogado do Sindicato Héder Lafettá e o vereador da cidade Fábio Cabaleiro. A assembleia aconteceu na nova sede do Núcleo (Av. Amilcar Savassi de Souza, 277 – Savassi).