7º Congresso Estadual do Sind-Saúde/MG

Durante três dias, delegados (as), observadores (as) e convidados (as) de todo o Estado se reuniram no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte/MG, para discutir e deliberar sobre os mais importantes assuntos que envolvem o Sindicato e as lutas dos trabalhadores da área da saúde.

A Comunicação do Sind-Saúde/MG realizou a cobertura diária do evento, com matérias e fotos que podem ser conferidas neste site.

Conjunturas estadual, nacional e internacional, lutas, direitos e necessidades dos trabalhadores da saúde, saúde do trabalhador e organização e atuação do Sind-Saúde/MG foram as principais temáticas debatidas no 7º Congresso Estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais.

O Congresso, realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte/MG, contou com a participação de 120 delegados e delegadas, além de 23 observadores e observadoras de todo o Estado. A participação de cada congressista foi importante para a construção dos debates e das deliberações apresentadas.

Mesas

Apesar das mesas contarem com temas específicos, as palestras e sobretudo os debates recorrentemente ampliavam as discussões. Isto promoveu um aproveitamento do tempo disponível e do conhecimento dos palestrantes.

No total, o Congresso contou com seis mesas, que tiveram, na ordem, os seguintes temas: Conjuntura Nacional e Internacional; Conjuntura Estadual; Saúde do Trabalhador; Balanço organizativo do Sind-Saúde/MG; Perspectivas da seguridade social na conjuntura mundial e da saúde pública nas três esferas de governo após o pleito eleitoral de 2010; e Plano de lutas, reforma estatutária e processo eleitoral do Sind-Saúde/MG.

A direção do Sind-Saúde/MG fez parte da coordenação das mesas. Após a exposição de cerca de 30 minutos de cada um dos convidados, abria-se para o debate, com falas e perguntas dos delegados e observadores que se inscrevessem. Após as intervenções, a fala voltava para os palestrantes.

Deliberações

As várias propostas apresentadas e discutidas ao longo do Congresso foram registradas e serão, como possível, incorporadas aos planos de luta do Sindicato.

A plenária final, no sábado (11/12) pela manhã, tratou de temas fundamentais para a continuidade da luta do Sind-Saúde/MG. Os vários pontos do plano de lutas receberam ajustes e adições por parte dos diretores e delegados, a proposta de reforma estatutária foi apresentada e discutida e abriu-se o debate sobre o processo eleitoral do Sind-Saúde/MG.

Estrutura

O Congresso contou com uma completa infra-estrutura no Sesc Venda Nova, contando inclusive com serviço de creche para que os delegados e delegadas deixassem seus filhos e participassem com tranquilidade do evento.

Fotos

Algumas das fotos do 7º ConSINDSAÚDE/MG podem ser acessadas clicando nos dias correspondentes abaixo:

Quinta-feira (09/12/10) manhã

Quinta-feira (09/12/10) tarde