28 DE OUTUBRO É DIA DE LUTA

Instituído como um dia dedicado para homenagear trabalhadores(as) do serviço público, o 28 de outubro é acima de tudo um dia para reflexão dos que profissionalmente resolveram dedicar suas vidas ao bem comum.

Na educação, os que dependem da escola pública são levados a acreditar que se a qualidade não existe é por culpa dos profissionais educadores, e nunca pelas péssimas condições de trabalho, de salário de miséria que não permite a qualificação profissional, pela constante sensação de perigo por conseqüência da ausência do estado na proteção dos estabelecimentos de ensino.

Na saúde, as filas intermináveis nas unidades de saúde são sempre apontadas como o mau atendimento dos profissionais por quem busca ajuda para cuidar da sua saúde, e nunca por culpa da demanda sempre maior que a capacidade de atendimento, a má gestão e o sucateamento da área.

A falta de medicação é tida como culpa também dos servidores que, via de regra, são acusados de sonegar medicamentos para favorecer a conhecidos e familiares, quando na verdade a falta de investimento sério faz com que falte a medicação prioritária para quem depende da saúde pública.

Não existe salário digno e por esse motivo o vínculo com dois ou até mais empregos já é uma triste realidade no ramo da saúde. Para oferecer algum conforto à família, os profissionais se ausentam do lar em intermináveis jornadas de trabalho.

Podem oferecer conforto a família, mas adquirem alto nível de stress psicológico que leva em muitos casos o afastamento por problemas de saúde do servidor(a).

Estamos muito longe dos objetivos que lutamos para alcançar. Ainda não estamos tendo vitória no combate ao assédio moral que somos vitimas nas nossas unidades de trabalho. Nossa carreira no serviço público ainda não nos da a sensação de segurança quando o dia em que teremos que nos aposentar, enfim chegar.

Toda fatalidade que acontece nas unidades de saúde no atendimento a pacientes, a primeira acusação é: “o enfermeiro(a) é que é culpado”, pois para a imprensa golpista e sensacionalista só existe um nível de profissional na saúde e generalizar nas opiniões que emitem ajuda influenciar equivocada e sensacionalisticamente a opinião pública ( sempre desfavorável) a respeito do SUS.

Em qualquer ramo ou segmento da atividade humana, profissionais competentes ou não, éticos ou corruptos, responsáveis ou displicentes sempre foram e serão realidade.

O ponto crucial da questão, porém, não é esse. O que temos de mudar é a lógica enraizada na cultura popular que os que mandam estão sempre certos e os que trabalham são sempre os culpados pelas mazelas apresentadas do sistema.

No dia 28 vamos conversar com nossos colegas de trabalho, com nossos vizinhos, com os pacientes e acompanhantes do sistema de saúde que a saúde pública só vai melhorar o dia que todos tomarem a defesa que é preciso investimento sério, que é necessária qualificação profissional que permita ao profissional de atendimento a saúde estar sempre atualizado para beneficio do usuário. Que é preciso salários razoáveis aos profissionais para que os mesmos não precisem de 2 ou 3 outros empregos para ter uma qualidade de vida. Que é preciso maior verba para saúde para que o atendimento no SUS seja um direito de fato exercido por quem precisar.

Ainda que o prefeito de sua cidade ou mesmo o governador de seu estado organize alguma comemoração, supostamente em sua homenagem de funcionário público, não se deixe seduzir.

DIA 28 de outubro é dia de luta! De protesto! De gritar bem alto para que a sociedade possa ouvir…. EU QUERO RESPEITO. EU QUERO CONDIÇÕES DE TRABALHO, EU QUERO SALARIO DIGNO!

Diretoria Colegiada do SInd-Saúde/MG