20 de novembro: dia de refletir sobre a inserção dos negros

Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e o principal precursor da luta antiescravagista, morreu no dia 20 de novembro de 1685, numa emboscada chefiada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Há vários anos, celebra-se neste dia a luta pela resistência negra e reflete-se sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em 1993, a lei nº10.639 definiu 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra e tornou obrigatório o ensino nas escolas sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Celebrar este dia é homenagear os negros que lutaram por justiça e igualdade, em especial Zumbi dos Palmares, e gerar debates sobre a atual situação dos negros no Brasil. E, neste último objetivo, há de se destacar a desigualdade entre negros e brancos no Brasil, que reduziu mas ainda continua grande.

Os negros no mundo do trabalho e do estudo
De acordo com o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda elaborado pelo Dieese a partir de dados do IBGE, em 2010 o rendimento mensal médio real dos negros ocupados em Belo Horizonte foi de R$ 1009,00, enquanto o dos não-negros foi de R$ 1660,00. Nas outras regiões metropolitanas, a discrepância também é enorme.

Na educação, a desigualdade também é grande. Em 2009, dentro da População Economicamente Ativa, a maior parte dos negros, 35,1%, tinha apenas fundamental incompleto, enquanto na população branca a maior parte (29,8%) tinha ensino médio completo. Apenas 5,1% dos negros tinham curso superior contra 15,9% dos brancos.

Mas a situação nos últimos anos melhorou um pouco para os negros no mundo do trabalho. Em 2005, mais de 20% dos negros estavam desempregados. Em 2010, o índice abaixou para 14,6% e está pouco acima do desemprego dos não-negros, que atingiu 12,2%. Também é notável que cresce cada vez mais o número de negros em cargos de chefia e de qualificação mais elevada.

O Sind-Saúde aproveita este dia especial para homenagear Zumbi dos Palmares e todos os negros e reforçar que apoia a luta pela igualdade entre negros e brancos.