1º de maio: a saúde celebra e reivindica

Neste Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, os trabalhadores da saúde pública de Minas Gerais merecem muitas homenagens pelo grande serviço que prestam à população mesmo com baixos salários, más condições de trabalho, jornada extensa e pressão das chefias.

Diante de tantas adversidades, não é fácil atender pacientes, fabricar remédios, planejar ações de saúde, tirar sangue, capacitar estudantes e muitas outras atividades essenciais realizadas pelos servidores estaduais de saúde. A relativa eficiência e eficácia dos serviços só estão sendo garantidas em virtude do compromisso e dedicação desses milhares de profissionais.

Falta ao governo e aos gestores reconhecer a importância destes trabalhadores e os valorizar como merecem e necessitam, com salários dignos, tratamento igual a toda a categoria – que é uma equipe multidisciplinar –, jornada semanal de 30 horas, respeito aos direitos trabalhistas, melhoria nas condições de trabalho e concurso público. Mas isso não cai do céu.É necessário muita mobilização.

O Sind-Saúde parabeniza a todos os profissionais da saúde de Minas Gerais e os conclama a lutar cada vez mais pelos seus direitos. Só com luta é que todos conseguirão ser reconhecidos, valorizados e respeitados!