Servidores do HU Unimontes formam comissão para representar categoria contra perda de direitos em proposta de novo modelo de gestão

Às vésperas de construir um novo modelo de gestão na Unimontes, servidores do Hospital Universitário Clemente de Farias (HU-Unimontes) aprovaram uma comissão de representantes para elaborar um documento e negociar assiduamente com a reitoria da Universidade a não retirada de direitos. A necessidade emergente de formar essa comissão foi discutida em Assembleia Geral da categoria nesta terça-feira (24/09) no auditório do HU. A direção do Sind-Saúde/MG repassou aos trabalhadores o resultado da última reunião com a reitoria realizada no dia 18 de setembro. Os servidores estão apreensivos com o que pode representar a mudança do modelo, que ao que tudo indica, será uma proposta de transferência de gestão para a iniciativa privada. Dentre os formatos apresentados estão as Organizações Sociais (OSs) ou Serviço Social Autônomo (SSAs).

Os servidores fizeram muitos questionamentos sobre o modelo pretendido pela Unimontes e seus impactos na vida dos trabalhadores. Dúvidas de como será a terceirização, para onde cada servidor poderá ir, quais perdas o servidor poderá ter e o que virá no futuro desta mudança foram alguns dos pontos expostos. Apesar do reitor dizer que todos os direitos dos servidores serão mantidos, o Sind-Saúde entende como gravíssima essa proposta e compreende que terá perdas para os servidores que ocorrerão com o tempo. A assembleia demonstrou o clima de preocupação que os servidores vivem com a possibilidade dessa mudança.

União com os estudantes
Nesta quinta-feira, as 18 horas, o Sind-Saúde fará uma assembleia conjunta com os estudantes da Unimontes. Essa assembleia foi convocada em conjunto com o DCE para que os docentes, e futuros profissionais da saúde, possam acompanhar o futuro do HU.