Renato Barros é aplaudido de pé em homenagem durante a Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

O diretor do Sind-Saúde/MG Renato Barros foi homenageado durante a quarta edição da Conferência Estadual da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, realizada no dia 26/08 em Jaboticatubas. Renato foi escolhido para fazer a leitura das propostas durante a votação quando foi ovacionado pela plateia presente. A presidenta da Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) Lourdes Machado destacou a luta do sindicalista para reestabelecer sua saúde e reconheceu a sua história dedicada à valorização do SUS.

“O nosso colega Renato Barros, um defensor de primeira hora do SUS, um dos criadores do Conselho Estadual de Saúde, viveu uma situação de AVC no ano passado. E é a primeira vez que Renato está conseguindo ler um texto e fazer isso para nós”, disse Lourdes Machado que foi acompanhada pelas palmas dos delegados e delegadas presentes. “Isso foi um avanço, foi o SUS que cuidou do Renato”, finaliza Lourdes.

A plateia de pé e sob muitos aplausos grita “Renato! Renato!” em homenagem ao diretor do Sindicato. Assista ao momento da homenagem:

A história de Renato Barros se confunde com a evolução do Sistema Único de Saúde (SUS) e a criação de seus espaços democráticos. Seja atuando no controle social, no sindicato e nos diversos movimentos sanitaristas que pertenceu, Renato Barros esteve como protagonistas nas páginas da luta em defesa do SUS e dos servidores da saúde pública de Minas Gerais e do Brasil.