Oficina com participação dos trabalhadores da saúde discute gestão do trabalho no SUS

A primeira edição da Oficina Estadual em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS-MG) discutiu a importância da criação e reinstalação das Mesas Regionais e Municipais de negociação. O evento realizado na terça-feira (26/10) faz parte das ações do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES).

A elaboração do plano estratégico tem a participação da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS, de sindicatos representativos dos servidores da saúde, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de Confederações ligadas aos trabalhadores, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

Durante o evento, foi apresentada a proposta de atualização dos regimentos vigentes relacionados às Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (Cies) e criação das Cies Regionais, considerando o novo papel dessas comissões para abranger a gestão do trabalho e educação na saúde.

A diretora do Sind-Saúde/MG e representante da Mesa Estadual de Negociação Núbia Dias, afirma que a construção desse projeto de gestão do trablho precisa ser feita com a participativa ativa dos trabalhadores. Ela enfatizou a importância dos trabalhadores na saúde e o valor do trabalho colaborativo na criação do Plano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

“Temos trabalhadores e trabalhadoras no Sistema Estadual de Saúde que são referências nacionais pelo seu trabalho, pelo seu desempenho e por políticas inovadoras que representam muito do SUS que temos no Brasil”, salientou.

“A gestão do trabalho e da educação na saúde por meio desse planejamento mostra que nós sabemos discutir coletivamente, não é um grupo seleto que discute uma política de gestão de pessoas, mas todos vocês são a gestão de pessoas e são o desenvolvimento das políticas para o estado de Minas Gerais e a referência nacional”, concluiu.

Foto SES/MG