Categoria na luta
Série de atividades marcou Semana da Enfermagem
Além de participar com uma caravana mineira na mobilização nacional em defesa da enfermagem, o Sind-Saúde esteve em várias atividades na semana que marca a união da categoria na luta por valorização. A jornada de encontros e manifestações uniu duas datas importantes da enfermagem: 12 de maio, Dia do Enfermeiro e 20 de maio, Dia do Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O ato em São Paulo, que contou com representantes de todo o país, aconteceu no dia 17 de maio. Em Minas Gerais, a Semana da Enfermagem começou sua programação com abertura no dia 14. Organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren) a palestra realizada no Instituto Izabela Hendrix teve o tema escolhido para este ano: “Enfermagem: uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”.
Veja mais sobre a abertura do evento que teve representação do Sind-Saúde na mesa
Já no dia 21, a direção do Sindicato esteve em Montes Claros para duas atividades que colocaram o tema da enfermagem em foco. A primeira foi uma mesa redonda no auditório da Faculdade Santo Agostinho. Com o tema “A enfermagem nos cenários políticos, comunitários, representação de classe para garantir a saúde como direito universal” a atividade também fez parte da Semana da Enfermagem realizada pelo Coren/MG.
A noite, o assunto foi o ensino à distância e suas consequências para a enfermagem brasileira. O debate ocorreu em audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros solicitada pelo vereador Daniel Dias.
A diretora do Sind-Saúde Neuza Freitas apresentou as bandeiras de luta da enfermagem e exigiu respeito á categoria. “Em Minas Gerais somos hoje 183 mil profissionais e em todo o país quase 2 milhões e meio de profissionais, portanto exigimos respeito. Basta de indiferença com esta categoria, não somos invisíveis. 30horas já, piso nacional já, aposentadoria especial já!”
Clique aqui para ter acesso a Galeria de Fotos da Manifestação em São Paulo em defesa da Enfermagem
O ato da enfermagem em São Paulo foi organizado pelo Fórum Nacional da Enfermagem, composto por entidades que representam a categoria em âmbito nacional como a CNTSS, da qual o Sind-Saúde é filiado.