ALMG: Oposição anuncia que vai reforçar campanha contra terceirização de hospital
Parlamentares da oposição contrários à terceirização do Hospital Maria Amélia Lins (HMAL) anunciaram, durante a audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos, nesta quarta-feira (19/13/25), a intenção de reforçar a campanha de resistência a essa medida do governo de Romeu Zema.
A resistência deve incluir a organização de outras duas audiências públicas em outras comissões parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nos próximos dias.
Antes da reunião desta quarta-feira, a própria Comissão de Direitos Humanos realizou uma visita ao Hospital Pronto Socorro (HPS) João XXIII, na segunda-feira (17/3/25), para verificar o impacto da transferência para aquela unidade dos atendimentos que eram realizados anteriormente no Amélia Lins.
Um dos casos mais dramáticos verificados na visita foi o de dona Eva, com 79 anos de idade, que chorou ao relatar, num corredor lotado, que há uma semana esperava por um procedimento cirúrgico no ombro.
Durante a audiência pública desta quarta, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) afirmou que, além da visita e da audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, também serão realizadas reuniões na Comissão de Administração Pública e na Comissão do Trabalho, a fim de manter a pressão contra a política de terceirização promovida pelo Governo do Estado.
Outra medida anunciada por Beatriz Cerqueira foi um pedido de impugnação do edital de terceirização que foi apresentado pelos deputados de oposição ao Tribunal de Contas do Estado. “Esse edital está viciado e apresenta irregularidades”, afirmou a deputada.
Antes de ser fechado no final do ano passado, o HMAL atuava como retaguarda do HPS, recebendo pacientes já estabilizados depois de cirurgias no João XXIII e que precisavam de continuidade no tratamento ou até novas cirurgias ortopédicas.
Apesar de ter sido divulgado à época do fechamento que a reabertura do Amélia Lins se daria tão logo fosse comprado um novo equipamento imprescindível às cirurgias, que havia sido danificado, no início do mês de março o governo anunciou a terceirização do HMAL, com o lançamento de edital.
Fonte: ALMG
Assista a audiência completa: