Abaixo assinado pelo HOGV
Apesar de tentativa de boicote, a coleta de assinaturas em favor do HOGV tem grande alcance
No terceiro dia de coleta de assinaturas em defesa do Hospital Ortopédico Galba Veloso -HOGV, apesar do grande interesse e adesão à causa demonstrado pela população, os trabalhadores em luta foram hostilizados por dois homens que se diziam estar incomodados com o volume do microfone. A polícia foi acionada pelo sindicato no momento em que um dos indivíduos ameaçou tomar a caixa de som e, sem grande surpresa, mais uma vez, o braço armado que protege o estado (ao invés da população) se posicionou contra a ação em defesa da saúde pública.
No início era apenas um homem estranho que indiscretamente registrava as movimentações em torno da ação. A representante do Sind-Saúde/MG presente no local, percebeu seu interesse e o abordou solicitando o apoio através da assinatura. Ele negou a contribuição com o processo e desapareceu em pouco tempo. Logo depois, surgiram outras dois homens insatisfeitos com a coleta e um deles ameaçou retirar a caixa de som, caso não a desligassem. Foi então que o Sind-Saúde/MG acionou a polícia, que por sua vez, deu razão para o indivíduo que deu início a toda confusão.
Justo no dia em que a Praça Sete estava tomada por outros protestos de decibéis incomparavelmente mais elevados, os trabalhadores da saúde em luta junto ao sindicato, tiveram a sua atuação limitada pela ação da polícia militar. A motivação que levou os dois cidadãos a tumultuar a coleta de assinaturas trouxe muita indagação por parte dos manifestantes e até mesmo das pessoas que por ali passavam. Mais uma vez, esteve claro o lado da polícia militar, que tiveram no apoio aos indivíduos que tumultuaram a ação, apenas um via para defender o seu maior interesse que é de proteger o governo do estado Minas Gerais, denunciado de maneira recorrente.
Apesar da confusão, durante menos de duas horas de permanência no espaço foram arrecadadas quase 1000 assinaturas, e os trabalhadores e trabalhadoras em luta irão cumprir toda a agenda de protesto pacífico que está programada desde o início da semana. Amanhã o Sind-Saúde/MG juntamente com os servidores e servidoras do HOGV, farão parte da grande manifestação em defesa da enfermagem e da equipe multiprofissional na saúde e, novamente, estaremos em busca do apoio da população através das assinaturas em defesa do Galba Ortopédico.