Celebrar e Reconhecer: Dia dos Agentes também é momento para refletir sobre valorização

Hoje, 04 de outubro, é o Dia Nacional dos Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS). A data, além de reconhecer o trabalho desses trabalhadores na linha de frente da saúde pública, serve também como uma coletânea da história de lutas por reconhecimento e valorização que é construída diariamente por essa categoria que soma mais 300 mil profissionais no Brasil. O Sind-Saúde/MG homenageia e parabeniza cada ACS e ACE.

Mesmo na data em que se celebra o Dia dos Agentes é possível perceber que falta muito para a valorização efetiva da categoria. Ainda na manhã de hoje uma ACS de Patos de Minas ilustra que é precisa mais que um dia de homenagem: “hoje o sol quente, o povo sem atender a gente direito, já levei um monte de ‘não’ até agora”, relata a trabalhadora o seu início de dia.

O clamor por valorização também é enviado de outras trabalhadoras. “Respeitar quem nos cuida”, é o recado de outra agente de saúde para o Dia. “O trabalho dos ACEs é essencial e muitas vezes invisíveis, mas saibam que cada passo dado nas ruas, cada conversa com um morador, cada acolhimento é uma semente plantada na vida das famílias. Ser ACE faz muita diferença e vai além da saúde física”, afirma a Agente de Endemias de Vespasiano Miriam Gomes. “Respeitar quem cuida da população é a melhor forma de parabenizar”, enfatizou a Agentes de Saúde Patos de Minas Elaine Oliveira.

A integração entre os ACS e ACE também é lembrada pelo Agente de Janaúba Rodrigo Barbosa. “Além da integração das equipes, buscamos o reconhecimento pela dedicação desses trabalhadores que fazem do seu dia a dia uma mudança na realidade social da sua comunidade.” Na mesma linha, a agente de saúde de Vespasiano Laene Brito destaca esse sentimento de união pela melhoria da qualidade de vida da população. “Todos os agentes que, com paixão e empenho, transformam realidades diariamente. Juntos, continuamos levando educação sanitária e saúde para todos.”

O Sindicato aproveita a data para apontar aos municípios que regularizem os vínculos dos ACS e ACE e garantam todos os direitos a esses trabalhadores que são o pilar da saúde pública brasileira.