Voto Feminino

Voto feminino: uma conquista da luta

VOTO FEMININO 1


O dia 24 de fevereiro tem grande importância na vida das mulheres brasileiras. Isso porque foi nessa data, há 83 anos, que o voto feminino passou a ser assegurado pelo código eleitoral. A mudança aconteceu após anos de reivindicações durante o governo de Getúlio Vargas, no ano de 1932 através do Decreto 21.076. Depois do decreto as mulheres não só poderiam votar, mas também serem eleitas.

Mesmo tendo conquistado o direito ao voto, as mulheres ainda tinham algumas restrições. Até 1934, apenas mulheres casadas, com autorização dos maridos, viúvas e solteiras com renda própria poderiam votar. Apenas em 1946 que a obrigatoriedade ao voto foi estendida às mulheres.

A luta pelo direito ao voto é apenas uma das batalhas vencidas pela igualdade de gêneros. Até hoje é possível perceber, no próprio Congresso Nacional uma grande diferença no número de mulheres e homens ocupando espaços de poder, são apenas 10% de mulheres ocupando cargos políticos.

Na próxima semana, no dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, e mais do que presenteá-las é importante relembrar o quanto elas são importantes, merecem respeito, dignidade e igualdade.