Unimontes e Uemg

Trabalhadores administrativos da Educação Superior da Unimontes e da Uemg se unem para ações sindicais comuns

04- Foto Eni e Carmem Unimontes

Desde 2006, o Sind-Saúde/MG tem feito um trabalho para a organização sindical e política dos trabalhadores da educação superior em Minas Gerais – quando o poder público instituiu a lei estadual 15463/2005 criando esse sistema que a princípio deveria ser coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e acompanhado pela Seplag.

O trabalho sindical expandiu-se mais dentro da Unimontes e seus campi devido à concentração de um grande número de lideranças em Montes Claros, mas desde então era consenso que não há luta comum sem a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), sobretudo os administrativos, em razão do completo abandono da Secretaria por esses trabalhadores que muito lutam e jamais foram atendidos nos últimos três governos estaduais em Minas Gerais.

Sabedores que a área de Saúde da Unimontes concentra a maior parte dos seus trabalhadores, seja no Hospital Universitário, na Escola Técnica, setor de Idosos, no Centro de Referência de Atendimento aos Trabalhadores, no Museu e/ou na Policlínica Famed, organizamos os mesmos assemelhando as lutas dos abrangidos pela Lei 11.462/2005 que são os trabalhadores do Sistema Estadual de Saúde o que significa envolvimento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Hemominas, Escola de Saúde Pública, Fundação Ezequiel Dias, Consorciados do SAMU e, ainda mais agora com a UEMG, temos a certeza que só com muita luta o governo nos escuta.

Para nós, todas as instituições que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter representados seus trabalhadores da saúde e administrativos no Sind-Saúde.

Para selar de vez esses compromissos sindicais, foram realizadas com participação de trabalhadores das duas instituições de ensino superior do Estado, uma rodada de negociação com a Seplag no dia 30 de março e outra reunião para fechar pontos visando a retomada das filiações dentro da Uemg, o  que ocorreu no dia de hoje, 04 de abril.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DEMANDAS DESSES TRABALHADORES

Acompanhamento passo a passo do processo de abertura do curso de medicina na Uemg e do curso de enfermagem já existente, visando estruturação da área de saúde naquela Universidade, assim como fazer o levantamento de sua abrangência no Estado e do montante de instituições de saúde que serão envolvidas nesse processo com foco no atendimento as demandas sociais da saúde publica;

Promover visitas e rodas de conversa com os trabalhadores e trabalhadoras em todos os setores da Uemg promovendo campanha de filiação ao Sind-Saude e coleta de sugestões para melhoria dos serviços e para a satisfação no desempenho do trabalho;

Construção coletiva e conjunta da Pauta de Reivindicação de 2016/2017;

Participação do Sind-Saúde e da Comissão de Trabalhadores no Grupo Técnico de Revisão da Carreira do Ensino Superior, na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia, junto com a Adunimontes, Aduemg, Sinduemg pois mesmo não apontando ainda possibilidade de reajuste, é necessária a correção da legislação do plano, tanto para os docentes quanto para os trabalhadores da Saúde da Unimontes e os Técnicos Administrativos/Universitários e as tabelas a serem apresentadas à Seplag.

PRÓXIMOS PASSOS

Estão previstas reuniões com o governo nos dias 12 e 13 de abril de 2016 na Cidade Administrativa sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia para de forma prévia ocorrer a inserção do Sind-Saúde e dos trabalhadores administrativos na discussão sobre a futura carreira.