Tuitaço leva recado ao governo

Ação do Sind-Saúde no Twitter exigindo valorização da saúde teve grande repercussão e certamente chegou ao governo

chamada site noticia sobre tuitaco

Durante toda esta terça-feira (09), trabalhadores de diversas áreas da saúde, sindicatos, centrais, deputados e apoiadores utilizaram, no Twitter, a hashtag #respeiteasaudeanastasia para cobrar do governo de Minas valorização dos servidores e dos órgãos e unidades de saúde do Estado. Junto à hashtag, foram postadas várias denúncias com relação à saúde pública de Minas, como desvio de recursos, sucateamento dos hospitais, terceirização, desvalorização dos servidores e discriminação dos profissionais da Secretaria de Saúde (SES).

A ação no Twitter foi uma decisão da assembleia da SES realizada na segunda-feira (08). O recado certamente chegou ao governo, tanto pelo fato de postagens serem direcionadas para o perfil do governador, Antônio Anastasia (@Prof_Anastasia) e para a secretária de planejamento e gestão, Renata Vilhena (@renatavilhena), quanto pelo fato de a imprensa ter noticiado a ação.

Desvalorização na SES

Os profissionais da SES, que são os responsáveis pela gestão do Sistema Único de Saúde em todo o Estado, se sentem desvalorizados e discriminados, além de preocupados com a ausência de investimento e a grande terceirização existente nas gerências e superintendências regionais de saúde.

O reflexo dessa desvalorização é o projeto de lei 3.843/2013 que tramita na Assembleia Legislativa e visa conceder um pífio reajuste de 5% à grande parte dos servidores da SES, o que é incapaz de resolver a péssima situação salarial.

Além disso, há profissionais que não tem sequer os direitos respeitados – como é o caso de muitos Especialistas em Política e Gestão da Saúde (EPGS) que possuem pós-graduação mas o Estado não os reposiciona corretamente dentro do plano de carreira.

Veja abaixo as matérias na imprensa e alguns tweets de ontem:

Hoje em Dia: Servidores da saúde de Minas fazem protesto pelo Twitter 

OTempo: Servidores da Saúde de Minas fazem protesto pelo twitter

Portal R7: Servidores da Saúde do Estado promovem “twittaço” para chamar atenção do Governo

tuitadas dia 09