Trabalhadores mantêm greve e preparam nova assembleia para semana que vem

14 tarde do primeiro dia greve geral 1

Depois de um grande protesto no centro da capital, os trabalhadores da saúde realizaram assembleia geral que marcou o início da greve por tempo indeterminado no Estado. Os trabalhadores aprovaram a continuidade da greve e marcaram nova assembleia para quarta-feira (20/06) às 10 horas na ALMG. Um dia antes, o governo anuncia que fará alguma proposta sobre às reivindicações. A nova assembleia pretende discutir a posição do governo e os rumos do movimento.

A adesão à greve é grande e demonstra a insatisfação dos trabalhadores com a situação da saúde. Após a assembleia, o comando de greve reuniu para traçar as estratégias da greve e definir posicionamento frente às fortes ameaças das chefias que praticam assédio moral para desmobilizar o movimento.

Apoio

Além da carta à população assinada por diversas entidades sociais e sindicais, lideranças de várias representações estiveram presentes na assembleia. A presidenta da CUT-MG, Beatriz Cerqueira, disse estar junto na caminhada da saúde e falou sobre as praticas antissindicais do governo Anastasia. “O governo vai dizer que não negocia com trabalhadores em greve. Não se iludam, porque sem a greve não existe proposta” afirmou Beatriz.

A presidenta da CUT-MG disse ainda que a Central já encaminhou denúncia à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as práticas antissindicais do governo estadual.

O deputado Rogério Correia também esteve na assembleia, parabenizou os trabalhadores e deu apoio ao movimento. “Todo mundo em Minas sabe do quadro de decadência estrutural da saúde e dos salários baixos dos trabalhadores. Sou testemunha do esforço que fizeram para negociar com o governo desde o ano passado. Quem vai nos hospitais e unidades de saúde sabe a pressão que vocês trabalham.”

O deputado disse ainda que a bancada de oposição irá obstruir a pauta para ajudar a pressionar o governo. “O Anastasia é o responsável pela greve e sabia que iria acontecer” completou.

Veja aqui matéria e fotos do protesto no período da manhã

14 tarde do primeiro dia greve geral 2

14 tarde do primeiro dia greve geral 3

14 tarde do primeiro dia greve geral 4